O advogado e jornalista norte-americano Glenn Greenwald criticou as decisões monocráticas do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) para conter bolsonaristas golpistas que aconteceram no último domingo (8).
Uma das decisões foi a de afastar Ibaneis Rocha do cargo de governador do Distrito Federal pelo prazo inicial de 90 dias. Em sua conta do Twitter, ele falou sobre o “poder” que Moraes exerce no Brasil. O comentário foi feito após as decisões tomadas por Moraes desde os protestos.
Greenwald compartilhou uma reportagem sobre a atuação de Moraes e perguntou se alguma democracia moderna já teve algum juiz com o mesmo tipo de poder.
Acho perigoso que um juiz tenha tanto poder: iniciar suas próprias acusações e depois declarar os acusados culpadas sem julgamento ou aviso prévio.
Que tantos aplaudam a ordem que revelamos – que não dá provas – mostra o clima assustador: adoração ao novo Moro pra tudo que faz.
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) January 15, 2023
“Existe agora, ou já existiu, uma democracia moderna onde um único juiz exerce o poder que Alexandre de Moraes possui no Brasil? Não consigo pensar em nenhum exemplo sequer próximo,” afirmou.
Leia ainda
https://www.oitoquatronoticias.com.br/governador-ibaneis-rocha-exonera-anderson-torres-secretario-de-seguranca-publica-do-df/
Ele também justificou a crítica a Moraes. “Minha crítica ao Alexandre de Moraes vai além da liberdade de expressão. disse em entrevista ao blog #Hashtag.