Polêmico em muitas questões, mas defensor de Brasília como poucos, o deputado distrital Chico Vigilante (PT) utilizou suas redes sociais para criticar o que muitas autoridades vem comentando no meio político sobre a criação de uma Guarda Nacional no DF
Para Chico, quem fala isso são pessoas que não conhecem a realidade da capital do país e estão aqui só de passagem. Desde 1946 já existe uma Força criada pelo General Mascarenhas de Moraes no Exército Brasileiro denominada Polícia do Exército, com diversas atribuições, entre elas o policiamento ostensivo, busca e apreensões, cumprimento de mandatos e etc.
Então, segundo Chico, nada mais natural que as autoridades determinem que a Praça dos Três Poderes passe a ter policiamento feito pela Polícia do Exército e deixar que a segurança interna dos prédios continue sendo feita pelos vigilantes, perfeitamente capazes de exercer esta atividade.
Ideia de Jerico
Depois dos fatos gravíssimos que aconteceram no início do mês, no Distrito Federal, com a invasão dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e da sede do Supremo Tribunal Federal (STF), tem muita gente falando besteira por aí.
Já falaram em acabar com o Fundo Constitucional do DF. Recentemente, um senador do PSDB de Sergipe protocolou no Senado Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com a finalidade de acabar com esse fundo e agora, tem se falado em criação de uma guarda nacional.
As pessoas que estão sugerindo acabar com o Fundo e agora estão falando na criação de uma guarda nacional, se manifestam dessa forma por não conhecer Brasília e não conhecem a realidade desta cidade.
“Estou aqui há 43 anos. Sou fundador do PT e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), participei de todas as atividades de manifestações desta cidade, inclusive quando foi decretado estado de emergência pelo presidente, João Batista Figueiredo, que ficou sobre a ordem do general Newton Cruz. Participei daquilo que chamaram de badernaço, que, na verdade, era uma manifestação pacífica, mas a direita, infiltrada na época por paramilitares, fez o que fez. E nunca se falou na necessidade de criação de guarda nacional em Brasília”, frisou Chico.
Para o distrital, o que se precisa fazer, em vez de falar bobagens, é ouvir quem de fato conhece a capital brasileira. Reaparelhar a Polícia Militar do DF, aumentar seu efetivo e fortalecer com contingente apropriado o Batalhão da PM que cuidava do Congresso Nacional são de fundamental importância, o que cabe aos governos local e federal. “Não se pode comparar a Brasília de hoje com a de 1980, onde a cidade cresceu, praticamente quadruplicando, e o efetivo da corporação PM permaneceu estagnado”.
“Falarei sobre o assunto com o presidente Lula. Peço às autoridades que procurem falar menos, fazer mais daqui por diante e esquecerem essas ideias de Jerico”, afirmou Chico.
Assista o vídeo:
*Por Chico Vigilante/Dep. Distrital
*Chico Vigilante é deputado distrital, exercendo seu quarto mandato. Anteriormente, foi deputado federal por dois mandatos consecutivos. Também desempenhou funções de liderança no PT e na Central Única dos Trabalhadores (CUT).
*Por Chico Vigilante/Dep. Distrital