A Câmara dos Deputados votou nesta terça-feira (22) para manter o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) fora do arcabouço fiscal. “Hoje finalmente foi votado aqui a retirada do Fundo Constitucional do arcabouço fiscal, ou seja, os recursos do Distrito Federal, pra educação, saúde e segurança estão garantidos”, comemorou a vice-governadora Celina Leão.
O FCDF é um fundo que fornece recursos para o Distrito Federal para custear a segurança, saúde e educação. Em 2023, o FCDF vai receber R$ 22,97 bilhões. O montante repassado para o FCDF teve uma alta de 48,7% na comparação com o ano anterior.
A decisão de manter o FCDF fora do arcabouço fiscal foi tomada por uma série de fatores, incluindo a necessidade de manter a segurança e a saúde da população do Distrito Federal, além da importância de garantir a qualidade da educação.
A vice-governadora Celina Leão parabenizou todos os congressistas que colaboraram com o feito. “Nossa gratidão a todo parlamento, ao Senado, ao senador Omar, ao presidente Arthur Lira, ao líder Cajado, a todos os congressistas aqui que nos ajudaram nessa grande vitória. Parabéns, muito obrigado”, disse.
Assista o vídeo