O jornalista, professor e advogado Paulo Roque alertou, em publicação na rede social X, que o Brasil corre o risco de viver um cenário semelhante ao que está acontecendo no Equador, onde o crime organizado está sitiando a população civil e dominando os presídios.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
A fala de Roque se refere à onda de violência que assola o Equador desde o domingo, 7 de janeiro, quando o líder de uma facção criminosa, conhecido como Fito, fugiu da prisão. Desde então, foram registrados ataques a ônibus, carros, lojas e até mesmo a uma transmissão ao vivo de TV.
Leia mais
- Alckmin presta solidariedade à vítimas de terremoto no Japão
- Reforma Tributária: Estado terá que fazer sua parte para que reforma funcione, diz Paulo Roque
- Paulo Roque sobre reforma tributária: “O que o Brasil não pode mais adiar!
Segundo o jornalista, o crime organizado no Equador tem seu comando a partir dos presídios, onde os líderes das facções exercem um poder absoluto. No Brasil, a situação é semelhante, com as principais facções criminosas controlando as unidades prisionais.
Equador pode ser aqui! Crime organizado sitiou a população civil do país q tem seu comando a partir dos presídios. No Brasil, o Crime organizado tbem domina os principais presídios e o Estado tem assistido tudo isso de braços cruzados. Estado não é só pra cobrar impostos!
— Paulo Roque (@pauloroqueof) January 10, 2024
“O Estado brasileiro tem assistido tudo isso de braços cruzados”, afirma Roque. “O crime organizado está cada vez mais forte e presente no nosso cotidiano. Se não tomarmos providências, podemos acabar vivendo um cenário semelhante ao que está acontecendo no Equador.”