Durante a 5ª Semana Legislativa pela Mulher na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), a deputada Doutora Jane, ex-procuradora especial da Mulher da CLDF, provocou a reflexão sobre a importância da participação feminina na política. Em seu discurso, ela defendeu a necessidade de maior engajamento das mulheres na militância político-partidária e na ocupação de cargos de liderança.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
Citando o lema “Nada sobre mim sem mim”, Doutora Jane ressaltou que as mulheres precisam ter voz ativa na construção de políticas públicas que atendam às suas necessidades e realidades. “Precisamos ser protagonistas de nossa própria história”, afirmou a deputada.
Leia mais
- Eleições no México: Deputado Roosevelt representa a COPA como observador; entenda
- Veteranos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros poderão ter direito a meia entrada em eventos do DF
- BRB recebe aval da CLDF para criar subsidiária de loterias e promete R$ 2 bilhões para projetos sociais
Ela lamentou a lentidão dos avanços no que diz respeito à representatividade feminina na política, mas se mostrou otimista em relação ao futuro. “Acredito que estamos no caminho certo, mas ainda há muito a ser feito”, disse Doutora Jane.
Para alcançar a tão desejada equidade de gênero na política, a deputada defendeu a necessidade de as mulheres se engajarem mais nas convenções partidárias. “Precisamos ser maioria nas convenções”, ressaltou. “É lá que se decidem os candidatos e as plataformas dos partidos, e é lá que as mulheres precisam estar presentes para defender seus direitos e interesses”.
Doutora Jane também incentivou as mulheres a buscarem formação política e a se candidatarem a cargos eletivos. “Não podemos esperar que as coisas aconteçam por si só”, disse ela. “Precisamos tomar as rédeas da nossa própria história e lutar pelo que queremos”.