Comparação Controversa de Lula: Governador Caiado Exige Desculpas a Israel

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, usou a rede social X para condenar as declarações de Lula. Segundo Caiado, “causa extrema indignação a desastrosa fala do presidente Lula, ao comparar o conflito na Faixa de Gaza ao Holocausto nazista”.

Lula, em uma coletiva de imprensa no encerramento de sua viagem pela África, comparou os ataques de Israel contra Gaza ao Holocausto, que terminou com a morte de milhões de judeus no século passado. O presidente classificou como “genocídio” e “chacina” a resposta de Israel aos ataques terroristas promovidos pelo Hamas. Para a Confederação Israelita do Brasil (Conib), as declarações de Lula são uma “distorção perversa da realidade”.

Em suas palavras, Lula afirmou: “O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus”. Relativizar o Holocausto, onde judeus eram incinerados ou mortos em câmaras de gás, é querer reescrever um dos capítulos mais terríveis da história mundial.

O governador Caiado ressaltou que não é aceitável cercear o direito de Israel de se defender neste conflito, que se reacendeu por um ataque covarde do Hamas, uma célula terrorista. Ele enfatizou a importância de atuar pela paz e não acirrar ainda mais os ânimos naquela região, como fez o presidente Lula. O mínimo que se espera é que ele se retrate e se desculpe com o povo judeu.

RECOMENDAMOS