O levantamento mostra a disposição da população para o retorno de Ibaneis circula nos bastidores políticos e anima aliados do emedebista
Uma pesquisa realizada entre os dias 9 e 11 de março, pela Exata OP indica que 69,8% povo brasiliense quer Ibaneis Rocha de volta ao poder.
No levantamento da Exata Opinião Pública, feito junto a 1.905 cidadãos, 41,2% afirmaram que acham mais correto a volta imediata de Ibaneis ao cargo. E 11,2% desejam retorno do governador à função antes do início de abril.
Veja
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afastou Ibaneis do governo do DF pelo prazo de 90 dias, em 8 de janeiro, dia em que extremistas invadiram e depredaram o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e STF. A decisão foi confirmada em plenário, por maioria de votos dos ministros da Corte.
Ao justificar o afastamento temporário do governador, Moraes afirmou que “a omissão e conivência de diversas autoridades da área de segurança e inteligência ficaram demonstradas com a ausência do necessário policiamento, em especial do Comando de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal”.
Segundo a pesquisa da Exata OP, 17,4% da população acredita ser mais correto Ibaneis permanecer afastado até o início de abril, quando vence o prazo determinado pelo STF.
Mais sobre
Na sexta-feira (10), Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer pela revogação do afastamento temporário de Ibaneis Rocha, que termina no dia 9 de abril.
No parecer, o subprocurador Carlos Frederico Santos, chefe do grupo que investiga os atos, entende que o retorno de Ibaneis ao cargo não vai trazer prejuízos para a investigação, como o impedimento da coleta de provas, a obstrução das investigações e o risco à ordem pública.
Além da manifestação da PRG, juristas e também parlamentares já pediram o retorno imediato do emedebista ao Governo do Distrito Federal.