Sistema de Saúde entrou em colapso neste domingo (21/03)
Durante reunião realizada em frente ao Hospital Regional de Luziânia (GO), na noite deste domingo (21/03), os prefeitos de Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama e Valparaíso de Goiás, anunciaram medidas mais restritivas para tentar conter o avanço da Covid-19 (Coronavírus).
Após o sistema de saúde público do Entorno do Distrito Federal entrar em colapso, as cidades goianas adotarão o ‘lockdown’ por 7 (sete dias). A decisão deve começar a valer a partir de segunda-feira (22/03).
LEIA TAMBÉM:
- Diego Sorgatto assina decreto com novas medidas sanitárias para Luziânia, confira
- Governo de Goiás começa a distribuir máscaras N95 para usuários do transporte coletivo
- Detran-DF suspende bancas teóricas, práticas e biometria
- Governador Ibaneis conta o que foi feito com a estrutura desmontada do Hospital de Campanha Mané Garrincha
Hoje, no Hospital do Jardim Ingá, a situação foi tão crítica que pacientes foram salvos após uma manobra para a busca de oxigênio. Faltam leitos e os casos de contaminação pela doença aumentam diariamente na região – alguns de reinfecção.
Período mais crítico da pandemia
”A situação é muito difícil. O colapso é regional”, disse Fábio Correa – prefeito de Cidade Ocidental. A decisão também será acompanhada por Águas Lindas de Goiás e Santo Antônio do Descoberto.
”Estamos aqui em frente ao Hospital Regional de Luziânia, que atende toda a nossa população. E tivemos um dia muito difícil. Em um momento tão delicado como este, eu acho que, nós precisamos do que estamos tendo, unidade e compreensão. Para que a gente possa atravessar esse momento”, salientou Diego Sorgatto – prefeito de Luziânia.
”Em Valparaíso também não é diferente. Nós estamos aqui em frente ao Regional. Os prefeitos Fábio, Diego e Carlinhos, tomando a decisão em conjunto. Nós queremos anunciar, que toda a região do Entorno Sul terá suas medidas restritivas. Somente o comércio essencial poderá funcional. Durante o dia nós iremos anunciar o Decreto”, afirmou Pábio Mossoró – prefeito de Valparaíso e presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB).
”A partir de amanhã, Novo Gama e as cidades do Entorno irão aderir ao Decreto do Governador (Ronaldo Caiado). Atendendo recomendações do Ministério Público e do Tribunal de Contas dos Municípios. Iremos juntos vencer essa batalha”, ressaltou Carlinhos do Mangão – prefeito de Novo Gama.
*Com informações do site Alô Valparaíso