No Planalto, substituta de Ibaneis defende governador afastado: “é um homem democrata

Governadora interina do Distrito Federal defendeu o titular, Ibaneis Rocha, e saiu em defesa da democracia após ataques às sedes dos Poderes

Durante reunião do presidente Lula (PT) com governadores, nesta segunda-feira (9/1), após vandalismos ocorridos na Praça dos Três Poderes por bolsonaristas extremistas, a vice-governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), afirmou que o governador do DF afastado, Ibaneis Rocha (MDB), recebeu informações equivocadas sobre os atos.

“O Governo do DF não irá tolerar, na capital federal, atos de vandalismo e terrorismo que aconteceram ontem. É o momento dos políticos, independentemente da ideologia, se posicionarem. O ministro Ayres Britto diz: salve a rainha ou salve-se quem puder. A nossa rainha é a Constituição”, disse.

“Tive a oportunidade de acompanhar com ele e o ministro Flávio Dino, e não saí do Ministério da Justiça até que todos os poderes tivessem minimamente controlados”, afirmou.

Celina disse que hoje é um “dia de luto”. Disse, ainda, que o governo distrital “coaduna com a democracia” e informou que convidará órgãos do Legislativo e do Judiciário para participar do gabinete de crise para apurar as responsabilidades de agentes públicos na desordem ocorrida no domingo (8/1).

Veja

“Hoje é um dia de luto na democracia. Para nós, do DF, é muito mais grave porque a responsabilidade recai sobre os nossos ombros”, disse. Celina afirmou que foi eleita por quatro vezes, como deputada distrital, federal e vice-governadora, e ver a invasão às sedes dos Três Poderes é “doloroso”.

“Eu tenho 4 mandatos. É, realmente, muito doloroso para nós que participamos da democracia. Eu acho que a gravidade do gesto de ontem é tão grande que hoje se faz reunião com todos os governadores do Brasil reafirmando que a democracia não irá tolerar esse tipo de comportamento”, disse a governadora em exercício do DF.

Após a invasão e depredação do Congresso, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), foi afastado do cargo por 90 dias. A ordem é do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Celina saiu em defesa do titular do GDF. Ela disse que Ibaneis “é um homem democrata, que exerceu a presidência da OAB, e sabe o que ataque aos Poderes da República significam”.

Com informações do Correio Braziliense e Metrópoles

RECOMENDAMOS