ENEL Goiás investe em ampliação de Subestação Marajoara, em Luziânia

Obras totalizam investimento de R$ 4,9 milhões e trarão melhorias para o fornecimento de energia de quase 95 mil clientes

A Enel Distribuição Goiás concluiu neste mês a ampliação e modernização da Subestação Marajoara, localizada em Luziânia. A unidade recebeu investimentos de R$ 4,9 milhões, que incluíram trocas de equipamentos antigos e em mau estado de conservação por outros modernos e tecnológicos. Essas obras trarão melhorias para o fornecimento de energia de 94,7 mil clientes do município.

O diretor-presidente da Enel Distribuição Goiás, José Luis Salas, explica que a obra consistiu na instalação de um novo transformador de 33 MVA, disjuntores e para-raios, além da implantação de novos painéis de comando. “O transformador que tínhamos aqui era muito antigo e já estava no fim da sua vida útil. Com os novos equipamentos, ganhamos em qualidade da energia fornecida pela subestação e também confiabilidade na operação de toda a unidade”, acrescenta.

Salas também destaca a instalação de equipamentos de proteção e controle à distância, que podem ser acionados remotamente, pelo Centro de Operações, localizado na sede da companhia em Goiânia. Esses aparelhos, completa, dão muito mais agilidade para as ações necessárias em caso de alguma falha no sistema. “Com a tecnologia, não precisamos esperar até que uma equipe se desloque até a subestação para verificar o que ocorreu. Tudo é analisado e operado pelos nossos técnicos à distância”, reforça.

Desde que assumiu a distribuição de energia em Goiás, a Enel inaugurou sete novas subestações e, até o fim deste ano, vai inaugurar outras cinco: Ipê, em Rio Verde; Paranaiguara; Santo Antônio do Descoberto; Estrela D’Alva, em Cidade Ocidental; e Santa Genoveva, em Goiânia. Além disso, somente em 2020 serão ampliadas e modernizadas 120 unidades ao todo.

RECOMENDAMOS