O parque ambiental faz parte do projeto de desenvolvimento do Setor Noroeste
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal – Detran/DF concluiu a megaoperação para desocupar 22.000m² de terreno que era usado como depósito de veículos recolhidos. O espaço pertence ao Parque Burle Marx e faz parte do projeto de desenvolvimento do Setor Noroeste.
A força-tarefa esperava concluir a transferência dos 1.602 veículos em 30 dias, considerando o período de chuvas frequentes e a realização do trabalho em dias úteis. Mas, com o serviço realizado aos finais de semana e inclusive no período noturno, foi possível finalizar em apenas 15 dias toda a remoção.
De 23 de fevereiro a 7 de março, foram deslocados, em média, 106 veículos diariamente para o espaço de pouco mais de 30.000m² cedido pelo Departamento de Estradas de Rodagem – DER.
“Retiramos as carcaças de automóveis com problemas judiciais que ocupavam uma área do Parque Burle Max há mais de 30 anos. Uma demanda antiga da população e, principalmente, dos ambientalistas. Fico feliz em ter conseguido resolver esse problema em apenas um ano de gestão, para que o projeto do Parque seja concluído e a população possa usufruí-lo como deve ser”, comemora o diretor-geral do Detran, Zélio Maia.
Para o presidente do Brasília Ambiental, Cláudio Trinchão, “o que estamos realizando aqui é algo muito importante, é recuperação ambiental que representa um grande ganho para a sociedade e para o meio ambiente.”
Força-tarefa
A operação conta com o apoio de vários órgãos do Governo do Distrito Federal. Além do Detran, também integram a força-tarefa o Instituto Brasília Ambiental, a Secretaria de Governo (Segov), a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Polícia Civil (PCDF) e Polícia Militar (PMDF).