Em meio as celebrações do Mês do Orgulho LGBTQIA+, o relações públicas Jeferson Martins se deparou com uma grande dificuldade para encontrar profissionais de agências de publicidade da América Latina que fossem abertamente LGBTQIA+ e estivessem dispostos a participar de um painel virtual contando as experiências em fazer parte dessa comunidade em seus países.
Ao pedir ajuda para Paulo Pereira, jornalista e atual executivo de contas do festival El Ojo de Iberoamérica, que trabalha na Argentina, ambos se deram conta de que essa comunidade apesar de existir, está distribuída e sem contato direto e constante uns com os outros, impossibilitando uma pauta em comum que possa trazer evolução das vivências dessa comunidade dentro da indústria da Propaganda.
Jeferson e Paulo decidiram reunir os seus principais contatos em um grupo virtual batizado de Coletivo de Profissionais LGBTQIA+ de Propaganda Latam, e a partir dele conectar outros profissionais da comunidade que possam se beneficiar das ações que o grupo se pretende: networking profissional, compartilhamento de trabalhos, mentorias e suporte para casos de LGBTQIA+fobia.
“Já faz um tempo que a cultura e a comunidade LGBTQIA+ está em evidência no mercado publicitário, seja em grandes patrocínios nas paradas que acontecem pelo mundo, campanhas para ongs, e em projetos para clientes. Na maioria das vezes os profissionais por trás dessas ações não fazem parte da comunidade, o que pode resultar em algum tipo de ruído de comunicação e um apagamento do real sentido de trazer essas pautas, que é colocar a comunidade em evidência” explica Jeferson Martins, Diretor de Relações Públicas e Diversidade da Y&R Brasil. “É necessário que os profissionais LGBTQIA+ se unam para que as trocas sobre a representatividade, capacitação e segurança da nossa comunidade estejam na pauta das agências e anunciantes” finaliza.
Para Paulo Pereira, as diferenças culturais e socioeconômicas tornam urgentes esse debate e integração entre as experiências de cada profissional. “Há 6 anos vivo na Argentina e tive o prazer de trabalhar e conversar com muitos profissionais latinos. Sinto que diversos movimentos discutem os avanços e politicas públicas para a nossa comunidade, mas sinto que na publicidade ainda precisamos ampliar essa discussão e a troca de distintas realidades profissionais e criativas. Há muito para ser compartilhado em termos de experiências, trabalhos, contatos e redes entre os profissionais LGBTQIA+ latinos” afirma.
O grupo já conta com 30 profissionais de empresas como Black Influence, DDB, Grey, Heineken, McCann Worldgroup, Medtronic, Ogilvy, Possible, Rankmyapp, Wunderman Thompson e Y&R e países como Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Costa Rica, México e Venezuela.