Morre aos 99 anos príncipe Philip, duque de Edimburgo. O que acontece após a morte do príncipe?

Com a morte de  Philip, o Reino Unido deu início a chamada Operação Forth Bridge

duque de Edimburgo, marido da rainha Isabel II, morreu esta sexta-feira, dia 9 de abril, segundo avança a Casa Real. O príncipe Philip tinha 99 anos.

“É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte do seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor”, refere o comunicado.

Prestes a completar 96 anos, o palácio de Buckingham anunciava que o príncipe se iria retirar da vida pública a partir do outono desse mesmo ano, um anúncio algo repentino e que, na época, gerou especulações por parte dos britânicos sobre o estado de saúde do duque.

LEIA TAMBÉM:

Já fora da vida pública, o duque de Edimburgo voltou a ser notícia mais recentemente, em janeiro de 2019, quando se viu envolvido num aparatoso acidente de viação, depois de o carro que conduzia, um jipe Land Rover Freelander, ter colidido com outro veículo e capotado. Apesar do susto, o marido da rainha saiu ileso e os ocupantes da outra viatura sofreram apenas ferimentos ligeiros.

Philip cumpriu quase 70 anos ao serviço da Coroa britânica, tendo marcado presença em 22.219 atos oficiais a solo e feito 5496 discursos.

O que acontece após a morte do príncipe Philip?

Com a morte de  Philip, o Reino Unido deu início a chamada Operação Forth Bridge. Trata-se de um protocolo rígido estabelecido para quando o Duque de Edinburgo falecesse, que já está em vigor há muitos anos e era revisado regularmente pela equipe do Palácio de Buckingham em consulta com a Rainha Elizabeht II e com o próprio Philip.

Em primeiro lugar, foi feito um anúncio pelo Palácio de Buckingham, fornecido em primeira mão à Press Association e à BBC. O procedimento indica que o Lord Chamberlain, um dos principais oficiais da Corte Real do Reino Unido, deve consultar o primeiro-ministro, Boris Johnson, e em seguida, procurar saber os desejos específicos da Rainha em relação ao anúncio da morte.

O duque tem direito a um funeral de estado, mas com a pandemia da covid-19, é esperada uma despedida apenas para os familiares mais próximos — o que está, inclusive, em conformidade com o desejo de Philip, que teria solicitado um funeral “sem algazarra”, segundo o portal ABC. Relatórios do Independent afirmam ainda que o príncipe teria pedido por um funeral militar — ele serviu na Marinha Real até a morte do Rei George VI, em 1952.

Em tempos normais, esperava-se que milhares de pessoas se reunissem em Londres e Windsor, alguns até acampando durante a noite, para uma procissão militar do caixão do duque no dia de seu funeral.

Com informações do R7 e Caras

RECOMENDAMOS