Grupo receberá atendimento médico e psicológico em Brasília
Os brasileiros e seus familiares palestinos que deixaram a Faixa de Gaza chegam nesta segunda-feira (13) ao Brasil. O governo federal já tem uma operação de acolhimento pronta para o grupo, como atendimento médico e psicológico e regularização de documentos.
O grupo cruzou a fronteira com o Egito pelo Portal de Rafah no início da manhã deste domingo (12). A chegada ao Cairo ocorreu no início da noite.
Em Brasília, o grupo será recebido por uma equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), que oferecerá cuidados psicológicos e clínicos, incluindo urgências e emergências que possam surgir.
Também será feita a regularização migratória, pela Polícia Federal, e a emissão de outros documentos que permitam o acesso a serviços públicos e ao emprego.
Algumas pessoas têm familiares no Brasil, enquanto outras serão acolhidas em um local no interior de São Paulo, disponibilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
Este foi o décimo voo da Operação Voltando em Paz, do governo federal, que cumpre mais uma missão de repatriação em áreas de conflito no Oriente Médio.
✔️ Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
Com os dez voos, a Operação Voltando em Paz terá transportado um total de 1.477 passageiros, além de 53 animais domésticos. Do total, foram 1.462 brasileiros, 11 palestinos, três bolivianas e uma jordaniana.
O conflito entre Israel e o Hamas, que controla a Faixa de Gaza, começou no dia 7 de outubro, quando o grupo extremista palestino lançou um ataque surpresa de mísseis contra Israel.
Leia mais
- Brasília vai voltar a operar voos para o aeroporto Santos Dumont, no Rio
- Vieira assume Caixa com promessa de induzir crescimento econômico
- MEC descarta cancelamento do Enem após suposto vazamento de imagens
Em resposta, Israel bombardeou várias infraestruturas do Hamas, em Gaza, e impôs cerco total ao território, com o corte do abastecimento de água, combustível e energia elétrica.
Os ataques já deixaram milhares de mortos, feridos e desabrigados nos dois territórios.