Metrô de Brasília: Expansão da Linha 1 em Samambaia é anunciada por Ibaneis Rocha

Governo do DF investe mais de R$ 319 milhões para ampliar o sistema metroviário e beneficiar 15 mil passageiros

“Está assinada a ordem de serviço para a expansão da Linha 1 do Metrô em Samambaia, uma demanda antiga da população que finalmente vai sair do papel!”, anunciou o governador Ibaneis Rocha em sua rede social X, nesta quarta-feira (19). A expansão, que receberá investimento de R$ 319,7 milhões do GDF e do BNDES, promete melhorar a mobilidade e levar mais conforto para 15 mil passageiros.

Detalhes da expansão

Projeção da expansão da Linha 1 de Samambaia

A expansão da Linha 1 em Samambaia incluirá:

  • 3,6 km de extensão da linha, a partir da estação Terminal Samambaia até o subcentro oeste da cidade.
  • Duas novas estações de metrô, próximas à UPA e ao Centro Olímpico.
  • Três novos viadutos para melhorar o fluxo do trânsito.
  • Quatro novas passarelas para pedestres.

Benefícios para a população:

A obra beneficiará milhares de moradores de Samambaia, que terão acesso a um transporte público mais eficiente, confortável e acessível. A expansão do metrô também contribuirá para reduzir o tempo de deslocamento e melhorar a qualidade de vida da população.

Leia mais

“Nós vamos atender mais de 12 mil pessoas com essa ampliação do Metrô”, declarou a vice-governadora Celina Leão, que representou o governador Ibaneis Rocha na solenidade de assinatura da ordem de serviço. “A obra começa já de forma imediata na estação do Parque Gatumé, onde vamos começar a drenagem para que se inicie o mais rapidamente e possamos entregar esse benefício à população de Samambaia. O transporte público é uma prioridade para o nosso governo”.

Expansão e modernização

Com as obras de expansão e a complementação da frota, o Metrô-DF prevê aumentar sua capacidade de transporte dos atuais 180 mil para 420 mil passageiros por dia. Atualmente, o sistema conta com 42,38 km de extensão e liga Brasília a Ceilândia e Samambaia, passando por diversas regiões administrativas.

RECOMENDAMOS