O Maio Amarelo 2024 foi oficialmente aberto no Distrito Federal nesta quinta-feira (2), reunindo diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) em um evento no estacionamento da Arena BRB Nilson Nelson. A campanha, que tem como objetivo reduzir acidentes e mortes no trânsito, contará com diversas ações educativas ao longo do mês.
Segurança e paz no trânsito em foco
A abertura oficial da campanha foi marcada pela presença de autoridades como o diretor-geral do Detran-DF, Takane Kiyotsuka do Nascimento, que destacou o tema da campanha deste ano: “Paz no Trânsito Começa por Você”. “Enfatizamos a paz no trânsito e uma locomoção com segurança, não só para os condutores, como para os pedestres. E Brasília é um exemplo para o Brasil, principalmente com essa questão das forças de segurança. É a educação e a paz no trânsito, que começa com todos nós”, declarou Nascimento.
Ação educativa para crianças e jovens
Um dos pontos altos do evento foi a blitz educativa com estudantes de escolas públicas. Através de atividades lúdicas como teatro e batalhas de rimas, as crianças aprenderam sobre segurança no trânsito de forma divertida. O estudante Pedro Alves de Souza, 15 anos, elogiou a iniciativa. “Eu acho importante porque, como nós somos a nova geração, precisamos ter uma postura mais conscientizada”, afirmou.
Segurança pública e participação da sociedade civil
O secretário executivo de Segurança Pública, Alexandre Rabelo Patury, ressaltou a importância da campanha por ser um mês de engajamento. “Ao longo do ano, a gente faz várias ações. Mas, quando você concentra em um mês, pode engajar a população, trazer as crianças e falar mais sobre o tema, porque o principal é a educação”, observou.
A comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Habka, complementou: “Aproximar a sociedade civil e, principalmente, encorajar as crianças a conscientizarem seus familiares, surte um efeito incrível”.
Trabalho contínuo para um trânsito mais seguro
Ao longo do mês de maio, diversas ações serão realizadas pelos órgãos de trânsito do DF, como blitze educativas, palestras em escolas e campanhas de conscientização. O chefe do núcleo de campanhas educativas do Detran, Miguel Videl, afirma que o objetivo é levar informação e conscientizar a população sobre a importância de um comportamento seguro no trânsito. “Serão cerca de duas blitz educativas por semana e nós estaremos também em escolas, cidades e parques levando orientação e conscientização de trânsito. Esse evento não acaba aqui, não é só o mês do Maio Amarelo, é durante todo o ano”, pontuou Videl.