Benefício é concedido a carros produzidos há mais de 15 anos. Governo prevê arrecadar cerca de R$ 1,4 bilhão do tributo neste ano
O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 já começou. A primeira parcela vence no dia 19 de fevereiro, mas 31.244 veículos estão isentos do imposto, conforme previsto na Lei nº 6.466/2019.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
De acordo com a lei que regulamenta o IPVA, também têm direito à isenção os tratores para atividades agrícolas, veículos do corpo diplomático, de transporte público coletivo, de órgãos do governo, cujo tempo de uso seja superior a 15 anos, veículos automotores novos (no ano de sua aquisição), automóveis híbridos ou elétricos e aqueles destinados para aulas de autoescola.
Leia ainda
- Detran-DF flagra mais de 400 motoristas alcoolizados durante Operação Boas Festas
- Leilão de veículos e sucatas do Detran-DF acontece nos dias 15 e 16 de janeiro
- Detran do DF reforça segurança no trânsito em meio a chuvas fortes
Na maioria dos casos, a isenção é liberada automaticamente, de acordo com a base de dados registrada junto ao Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). Já as pessoas com deficiência (PcDs) precisam comprovar a condição para ter direito ao benefício. Para isso, é necessário anexar documentos médicos no Atendimento Virtual da Secretaria de Fazenda (Sefaz-DF).
Além disso, também são isentos do IPVA os veículos com mais de 15 anos de fabricação, os veículos automotores novos (no ano de sua aquisição), os automóveis híbridos ou elétricos e os veículos destinados para aulas de autoescola.
Calendário
Se você não tem direito à isenção do IPVA, o pagamento poderá ser efetuado em até seis parcelas ou em parcela única, com valores não inferiores a R$ 50. As parcelas começam a vencer em 19 de fevereiro de 2024, variando conforme o final da placa de cada automóvel. Consulte o calendário completo.