O transporte público do Distrito Federal ganhou um reforço significativo nesta quinta-feira, com a entrega de 78 novos ônibus equipados com ar-condicionado. A cerimônia, liderada pelo governador Ibaneis Rocha, marca um passo importante na renovação completa da frota, prevista para ser concluída até o final do ano.
Os novos veículos, da Viação Marechal, irão beneficiar cerca de 141 mil passageiros, atendendo as regiões do Guará, Park Way, Arniqueira, Águas Claras, Taguatinga (ao sul da Avenida Hélio Prates) e Ceilândia. Além do conforto térmico, os ônibus contam com motores Euro 6, menos poluentes, e elevadores para pessoas com deficiência.
LEIA TAMBÉM:
- Mulheres poderão se alistar no serviço militar aos 18 anos
- GOIÁS: Canto da Primavera divulga programação completa
- Desfile “A Arte de Vestir o Futuro” celebra a moda futurista em Brasília
- Cristiano Araújo destaca avanços do turismo no DF durante Coletiva
“Nós estamos renovando toda a frota com ônibus modernos e confortáveis para a população”, afirmou o governador Ibaneis Rocha durante o evento. “Isso, aliado às obras de infraestrutura que estamos realizando por toda a cidade, proporciona uma melhor qualidade de vida.”
A vice-governadora Celina Leão reforçou o compromisso do governo com a melhoria contínua do transporte público: “A determinação do governador Ibaneis Rocha é que a gente renove e aumente a frota de ônibus até o fim deste ano”.
De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), a meta é renovar 3 mil ônibus até o final de 2024. Com mais de 2,7 mil veículos já substituídos, o DF se orgulha de ter a frota mais nova do país.
“Temos a frota menos poluente, com mais de mil veículos padrão Euro 6, a tecnologia que emite menos poluentes do que todos os outros veículos em circulação atualmente”, garantiu o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves. “Temos a melhor frota do Brasil em termos de sustentabilidade, a mais moderna e a mais nova.”
Os motoristas também comemoram a chegada dos novos ônibus. “Este ônibus é 100%. Totalmente diferente dos outros. Só o ar-condicionado já faz os passageiros amarem”, disse o motorista Lázaro Lima.