BRT de Santa Maria à Luziânia: Realidade ou Estratégia Eleitoral?

Em meio ao cenário eleitoral, surge uma questão que tem despertado o interesse da população de Luziânia e Santa Maria (DF): o projeto do BRT entre as duas cidades realmente sairá do papel?

O prefeito Diego Sorgatto recentemente assinou a Pactuação Interfederativa para dar início às obras do BRT, um corredor de ônibus de alta capacidade que promete oferecer um serviço rápido, confortável e eficiente. Este projeto, que envolve os governos municipal, estadual e federal, é parte do novo PAC e foi destacado como uma das principais prioridades pelo governador Ronaldo Caiado.

No Instagram, o vereador Carlos da Liga (União Brasil) comemorou a iniciativa: “Assinar a Pactuação Interfederativa para o início das obras do BRT entre Luziânia e Santa Maria (DF) é um marco importante para melhorar o transporte na região. Com esse projeto, estamos dando passos significativos rumo a uma mobilidade mais eficiente e acessível para todos.”

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Porém, é importante lembrar que, em 2021, o Governo do Distrito Federal (GDF) assumiu a gestão das linhas de ônibus que circulam entre o Entorno e DF. Na época, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela administração dos coletivos do Entorno, decidiu transferir a gestão das linhas.

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Na época, Adriano Bortoli, professor da Universidade de Brasília (UnB) e especialista em direito ao transporte, acredita que a transferência vai beneficiar os passageiros. “Os municípios do Entorno já demonstraram não ter capacidade para a gestão desse tipo de transporte público. Além do mais, o DF é quem se beneficia dos deslocamentos de moradores do Entorno que prestam serviços aqui”, ressalta Bortoli.

Em 2023, houve mais uma rodada de tratativas sobre o transporte público na região metropolitana do Entorno do Distrito Federal. No Ministério das Cidades, o encontro foi entre André Almeida Moraes, da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (Semob) da Pasta, Caroline Fleury, titular da secretaria do Entorno do DF (Sedfgo) e Lucas Vissotto, presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).

Fleury destacou a importância do diálogo para agilizar a parte burocrática: “O Ministério das Cidades é o executor das obras do PAC relacionadas ao transporte. Fechamos um canal de diálogo direto para agilizar ao máximo a parte burocrática”.

Agora, resta à população aguardar para ver se o projeto do BRT entre Luziânia e Santa Maria (DF) realmente sairá do papel ou se é apenas mais uma estratégia em ano eleitoral.

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