Wilmar Lacerda é investigado por ligação com organização criminosa; partido afasta dirigente após prisão
O vice-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Distrito Federal, Wilmar Lacerda, foi preso nesta quinta-feira (24) sob suspeita de envolvimento com uma organização criminosa que cometia crimes sexuais contra adolescentes.
Conforme publicado pelo G1, a decisão é da Vara Criminal da região do Itapoã, após investigações da Delegacia de Proteção à Criança a ao Adolescente (DPCA). Wilmar Lacerda foi levado para a carceragem da Polícia Civil. O processo está em segredo de Justiça.
A defesa do político diz que a prisão é “alicerçada em equivocadas premissas e em fantasiosas deduções elásticas”. Além disso, os advogados apontam que Wilmar colabora com as autoridades.
Operação Predador
A Operação Predador investiga uma organização criminosa acusada de exploração sexual de menores de idade. Wilmar Lacerda foi preso em uma via pública do centro de Brasília. A primeira fase da operação em julho, prendeu um empresário de 61 anos suspeito de de aliciar e abusar de “dezenas de adolescentes, a maioria com 12 e 13 anos de idade”. O homem, segundo a investigação, promovia festas com as adolescentes.
Reações
Em comunicado, o PT-DF anunciou o afastamento cautelar de Wilmar Lacerda do partido até que os fatos sejam esclarecidos, assegurando-lhe o direito de defesa. O deputado Chico Vigilante, líder do PT na Câmara Distrital, apoiou a decisão do partido e também emitiu uma nota defendendo a expulsão do parlamentar. “Diante da prisão de Wilmar Lacerda, acusado de envolvimento em crimes de pedofilia, venho a público defender seu afastamento imediato e a suspensão de sua filiação partidária até que ele prove sua inocência”, declarou o deputado. “Caso contrário, deve ser expulso definitivamente do PT”.
Confira a nota na íntegra
NOTA – Posicionamento sobre o caso Wilmar Lacerda
Diante da prisão de Wilmar Lacerda, acusado de envolvimento em crimes de pedofilia, venho a público, como fundador do Partido dos Trabalhadores e líder da bancada do PT na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), defender o imediato afastamento de Lacerda e a suspensão de sua filiação partidária, até que ele consiga comprovar sua inocência. Se isso não ocorrer, deve ser expulso de forma definitiva do PT.
Reitero meu compromisso em lutar contra qualquer tipo de crime que viole os direitos humanos, e ressalto que é fundamental que o processo judicial seja conduzido de forma justa e transparente, assegurando a apuração completa dos fatos.
Chico Vigilante
Líder da bancada do PT na CLDF