Lewandowski é uma figura respeitada no meio jurídico e político, e sua experiência e conhecimento serão fundamentais para enfrentar os desafios da segurança pública no Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (11), que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski será o novo ministro da Justiça e Segurança Pública. Lewandowski assumirá o cargo em 1º de fevereiro, em substituição a Flávio Dino, que será indicado para a vaga aberta no STF pelo presidente.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
A fala de Lula foi publicada na rede social X, antigo Twitter. No post, o presidente afirmou que está feliz com a escolha de Lewandowski para o cargo. “Fico feliz porque o Lewandowski deixou a cadeira do STF, após anos de contribuição na Suprema Corte, e vai assumir o lugar do companheiro Flávio Dino, em 1° de fevereiro. Ganha o Ministério da Justiça e Segurança Pública com o Lewandowski, ganha a Suprema Corte com Flávio Dino e ganha o Brasil”, escreveu Lula.
Leia ainda
- Lula: Brasil pode usar presidência do G20 para promover agenda de inclusão e justiça social
- CPI dos Atos Antidemocráticos encerra com depoimento de coronel da PMDF e críticas ao ministro da Justiça
- Detran-DF repara injustiça e garante adicional noturno a supervisores
Fico feliz porque o Lewandowski deixou a cadeira do STF, após anos de contribuição na Suprema Corte, e vai assumir o lugar do companheiro Flávio Dino, em 1° de fevereiro. Ganha o Ministério da Justiça e Segurança Pública com o Lewandowski, ganha a Suprema Corte com Flávio Dino e…
— Lula (@LulaOficial) January 11, 2024
Lewandowski é um jurista respeitado, com vasta experiência na área do Direito. Ele foi ministro do STF por 17 anos e presidiu a Corte entre 2014 e 2016. Além disso, foi procurador-geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e professor de Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
A escolha de Lewandowski para o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública é vista como uma aposta de Lula na defesa da democracia e dos direitos humanos. O ministro é conhecido por sua atuação firme em defesa da Constituição e das liberdades individuais.