No Dia da Escola, celebrado esta semana, Easjur enaltece sua trajetória de Educação em Direitos e produção de conteúdo em temas atendidos pela DPDF
A Escola de Assistência Jurídica (Easjur) da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) tem produzido conteúdos sobre assuntos que fazem parte da rotina de atendimentos da instituição buscando atender ao dever de “promover a difusão e a conscientização dos direitos humanos, da cidadania e do ordenamento jurídico”, estabelecido pela Lei Complementar nº 80/1994, em seu art. 4º, III.
A partir de dezenas de publicações, a instituição lançou, neste mês, a publicação Roteiros de Conhecimento – Cumprindo Direito – O dever de educar. O material reúne a apresentação de cada produção, abordando temas como a família, criança e adolescente, mulher, pessoa com deficiência, idoso, saúde, relações de consumo, entre outros.
O trabalho é desenvolvido de forma inédita e exclusiva com a colaboração de diversos servidores e defensores públicos que atuam no atendimento à comunidade e possuem vasta experiência nas respectivas áreas explicadas. O objetivo é que a produção de conteúdos seja conhecida e compartilhada pelos integrantes da Defensoria Pública, reforçando a divulgação da carta de serviços institucionais, assim como chegue até à comunidade para promover a educação com prática de emancipação.
Projeto Conhecer Direito
A Easjur vem consolidando uma trajetória com atividades educacionais que contemplam abrangências humanas diversas. A escola oferta vasta produção de conteúdo multidisciplinar.
A Educação em Direitos da DPDF tem transformado vidas de estudantes e de outros participantes dos projetos. Ministradas pela Easjur, as atividades gratuitas têm como intuito a produção e disseminação de conhecimento em temas afetos à Defensoria, à cidadania e aos direitos humanos e visam contribuir para uma sociedade mais crítica e consciente, além de aprimorar a capacidade de atuação da instituição.
Apenas em 2022 foram distribuídas 40 bolsas integrais para alunos do projeto Conhecer Direito, o primeiro implantado pela Easjur que desenvolve Educação em Direitos para estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio da rede pública de ensino do Distrito Federal desde 31 de agosto de 2020.