VLT entre Brasília e Luziânia: Viabilidade técnica e sinal verde do governo

O projeto de um VLT entre as duas cidades já foi cogitado em gestões anteriores, incluindo os primeiros governos de Lula e estudos técnicos durante a gestão de Dilma Rousseff

A ligação entre o Distrito Federal e o Entorno, especialmente com a cidade de Luziânia (GO), através de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), é uma demanda antiga das regiões. O projeto, idealizado desde os primeiros governos de Lula, ganhou força nos últimos dias com a confirmação da viabilidade técnica pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e o sinal verde do presidente Lula.

A diretora-executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi, destaca que a ligação interestadual entre Brasília e Luziânia se destaca como a mais viável entre os trechos estudados pelo governo para seu plano de trens de passageiros. A confirmação da viabilidade técnica e o apoio do presidente Lula aumentam as expectativas para a concretização do projeto, que beneficiará milhares de pessoas que se deslocam diariamente entre as duas cidades.

A necessidade de uma ligação mais eficiente entre Brasília e o Entorno existe há décadas. O projeto de um VLT entre as duas cidades já foi cogitado em gestões anteriores, incluindo os primeiros governos de Lula e estudos técnicos durante a gestão de Dilma Rousseff.

Mobilização recente

O projeto voltou à tona recentemente após os senadores Jorge Kajuru (PSB-GO) e Leila Barros (PDT-DF) apresentarem a proposta ao presidente Lula. Kajuru, que vem defendendo a ligação há anos, comemorou o sinal verde do presidente e a confirmação da viabilidade técnica pela ANPTrilhos.

Um dos diferenciais da ligação é que há trechos que já contam com trilhos, o que poderia diminuir o custo do projeto. O governo mira ferrovias já existentes, mas subutilizadas ou em estado precário de manutenção para suas futuras linhas de passageiros.

Leia mais

Sete projetos que estão no radar do governo totalizariam 740 km em trilhos para transporte de passageiros

  • Brasília (DF) a Luziânia (GO)
  • Maringá a Londrina (PR)
  • Pelotas a Rio Grande (RS)
  • Duque de Caxias-Itaboraí a Niterói (RJ)
  • Salvador a Feira de Santana (BA)
  • Fortaleza a Sobral (CE)
  • São Luís a Itapecuru Mirim (MA)

Plano para trens de passageiros

O Ministério dos Transportes recebeu 246 contribuições em consulta pública, finalizada neste mês, sobre um decreto para estabelecer uma Política de Transporte de Passageiro. A tendência é de que agora o decreto seja encaminhado para a Casa Civil, para então ser publicado.

A pasta vê a regulamentação como um passo relevante para que o governo possa divulgar seu Plano Nacional de Ferrovias, com um pipeline de projetos.

O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), principal programa de investimentos do governo Lula 3, traz projetos para o setor. Entre eles está o trem de passageiros que ligará a capital paulista a Campinas.

Impacto na região

A implementação do VLT entre Brasília e Luziânia teria um impacto significativo na região, impulsionando o desenvolvimento social e econômico das cidades do Entorno. O projeto geraria milhares de empregos durante a construção e operação do sistema, além de facilitar o acesso à educação, saúde e trabalho para a população.

RECOMENDAMOS