Museus imperdíveis do Governo de Goiás para conhecer nas férias: programação para toda família
Durante o período de férias escolares, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) conta com quatro museus em diferentes regiões do estado abertos para receber o público que procura uma programação diferente e rica em aprendizado. As unidades estão localizadas em Goiânia, cidade de Goiás e Pires do Rio, funcionando com a opção de visitas guiadas.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
O Museu Palácio Conde dos Arcos foi construído no século XVIII exclusivamente para o governador do estado à época, Dom Marcos de Noronha, chamado de Conde dos Arcos. A residência oficial tornou-se memória do período colonial. Situada na cidade de Goiás, abre de terça-feira a sábado, das 08 às 17 horas, e aos domingos e feriados, das 08 às 13 horas.
LEIA TAMBÉM:
- Novo hospital estadual vai atender população do Entorno do DF em 2024
- Diretores eleitos da rede pública de ensino do DF tomam posse
- Ibaneis Rocha faz balanço de 2023 e reforça compromissos para 2024
- Declaração de matrículas em tempo integral é obrigatória até 6 de maio, diz ministro
Em Goiânia, o Museu Pedro Ludovico é a antiga moradia do fundador da capital, Pedro Ludovico Teixeira. A casa foi construída entre 1934-1937 em estilo Art Dèco e faz parte do traçado urbano de Atílio Corrêa Lima, arquiteto e urbanista responsável pelo desenho da cidade. O museu realiza visitas guiadas sob agendamento, de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas.
Também na capital, na Praça Cívica, é possível visitar o Museu da Imagem e do Som de Goiás. Relacionada à cultura audiovisual, a unidade conta com uma sala de exposição e um acervo diversificado de áudio e imagem, como discos, fitas cassete, fitas magnéticas de áudio e de vídeo, filmes, documentos fotográficos, textuais e bibliográficos. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 09 às 17 horas, e em janeiro se estenderá para os fins de semana.
Em Pires do Rio está o Museu Ferroviário, que abriga uma coleção valiosa de locomotivas a vapor, balanças, máquinas e outros objetos dos séculos XIX e XX. Além de peças e pertences dos ferroviários, também é possível encontrar a Coleção Jacy Siqueira, composta por livros, fotografias, vídeos e documentos doados pela família do escritor e fundador do museu.
O espaço abre ao público de terça a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas, e também aos sábados, domingos e feriados, porém com agendamento.