Segurança I furtos no campo foram reduzidos no Goiás

A redução de 42,40% nos roubos em propriedades rurais no Estado é consequência da nova administração da segurança pública feita pela atual gestão do Governo de Goiás.

Analisando os dados dos meses de janeiro a setembro de 2020 com o mesmo período de 2019, um estudo do Observatório de Segurança Pública demonstrou uma queda significante nas ações criminosas (42,40%). Se for comparar com o cenário de 2018 a redução é ainda maior (-48,37%). Algumas condições foram determinantes para essa circunstância positiva, como a criação do Batalhão Rural da Polícia Militar e a consolidação da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais da Polícia Civil.

Nesta gestão atual, já foram feitas mais de 60 operações pelas forças de segurança no campo, isso resultou em 120 prisões, no mínimo, mais 500 cabeças de gados recuperadas e quase 100 aramas de fogo apreendidas. O titular da pasta de Segurança Pública, Rodney Miranda, comentou os bons resultados, “O resultado tem sido altamente positivo, uma vez que somos referência para outros Estados e até mesmo alguns países. Os produtores rurais e famílias que vivem no campo também reconhecem este trabalho”.

A criação do Batalhão Rural da Polícia Militar, em 2019, foi obra do governador Ronaldo Caiado e ajudou na redução da criminalidade no campo. A unidade deu mais vigor as operações rurais no Estado, gerando mais segurança à população do campo. O batalhão foi o primeiro no país a ter um Centro Integrado de Inteligência Comando e Controle (CIICC), que de acordo com o tenente coronel André Luiz de Carvalho, com as ações de georreferenciamento, hoje, mais de 30 mil propriedades rurais já foram cadastradas no sistema de monitoramento.

 

*Informações Secretaria de Segurança Pública (SSP) – Governo de Goiás

RECOMENDAMOS