Ex-senador que mais destinou recursos para o Entorno do Distrito Federal, Wilder Morais (PL), candidato ao Senado nestas as eleições de 2 de outubro, deseja resgatar a história da região e também gerar emprego e riquezas para empreendedores e moradores das cidades goianas.
Wilder Morais defende uma mudança radical na estruturação das políticas de turismo. Uma das propostas dele é a consolidação de um plano turístico para toda a região do Entorno – área rica em histórias coloniais e possibilidades de desenvolvimento do agroturismo.
“Com um plano, com certeza, teremos maior possibilidade de buscar recursos nos ministérios, propor mudanças legislativas e ter foco 100% no Entorno do Distrito Federal”, diz o candidato.
“Fico impressionado com a riqueza histórica e beleza de nossas cidades. E não falo apenas de Pirenópolis e Luziânia. Temos um potencial enorme em todas as outras cidades”, explica.
Mudanças tributárias que possam atender aos empresários e moradores das cidades do Entorno seriam as medidas protocoladas de imediato, mas Wilder deseja criar um grande comitê para pensar o desenvolvimento sustentável.
E uma das propostas é ampliar o segmento de serviços, gerar empregos e riquezas para a região através da captação de recursos de fontes diversas do Governo Federal.
O candidato lembra que o Entorno está em Goiás e Minas Gerais, mas é, também, uma região federal, criada a partir de princípios elencados em norma inspirada na Constituição. Daí a necessidade de requerer do Governo Federal auxílio para direcionar as políticas públicas que ele pretende apresentar no Senado.
Pontos turísticos
Wilder lembra a vocação dos municípios do Entorno, que conseguem unir diversas fronteiras econômicas. Para ele, o caso da tradicional Fazendinha de JK, localizada em Luziânia, é um exemplo de como podemos incrementar nosso desenvolvimento.
Última morada do ex-presidente Juscelino Kubitschek, que faleceu em 1976, a fazenda tornou-se referência da região. Ela une história e política tanto das cidades limítrofes quanto de Brasília.
A fazenda é também a única obra de Oscar Niemeyer elaborada para a zona rural – portanto, uma raridade da arquitetura brasileira.
Wilder Morais acredita que a fazendinha e vários outros patrimônios do Entorno, caso da comunidade Mesquita (quilombola), dos santuários ecológicos de Formosa e as narrativas históricas das origens das cidades, podem auxiliar na elaboração de um plano turístico para defender a região. “O Entorno precisa capitalizar o que tem de bom e melhor”.
Agroturismo
O candidato diz que o agroturismo – que tem como principal característica a inserção do visitante ao mundo rural e da produtividade – é outro potencial a ser explorado pelas cidades históricas do Entorno e municípios de produção agrícola, caso de Cabeceiras, Água Fria de Goiás e Cristalina.