Reajuste da passagem no Entorno é injusto, diz Caiado

Governador Ronaldo Caiado posiciona contra reajuste da passagem no Entorno: "É injusto com trabalhador"

O governador Ronaldo Caiado se posicionou contra o reajuste de 15% na passagem do transporte coletivo na região do Entorno do Distrito Federal, anunciado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), nesta sexta-feira (11/08). O reajuste passa a valer a partir deste domingo (13).

“É uma medida que vai penalizar muito uma população trabalhadora e não resolve o problema estrutural do transporte coletivo na região. Se não buscarmos uma forma sustentável de subsidiar o serviço, como fizemos em Goiânia, o sistema vai colapsar no Entorno”, aponta Caiado.

“Grande parte da mão de obra de Brasília vive nos municípios goianos vizinhos e esses trabalhadores vão pagar tarifas muito pesadas para um serviço que não tem qualidade. São trabalhadores que muitas vezes ganham apenas um salário mínimo e deixarão quase metade do vencimento só no transporte. É injusto”, acrescenta.

O aumento será aplicado em todas as cidades do entorno, incluindo Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Águas Lindas, Santo Antônio do Descoberto e Céu Azul. Os novos valores das passagens são:

  • Luziânia: R$ 8,55
  • Novo Gama: R$ 9
  • Planaltina: R$ 10,15
  • Águas Lindas: R$ 10
  • Santo Antônio do Descoberto: R$ 9,35
  • Céu Azul: R$ 6,40

Consórcio Interfederativo

Caiado tem buscado um acordo com o governo federal e o Distrito Federal para criar um consórcio interfederativo que subsidie parcialmente o valor da passagem de ônibus no entorno do DF. O objetivo é evitar reajustes e permitir investimentos na modernização do sistema de transporte.

A ideia é criar uma comissão para calcular a chamada “tarifa técnica”, na qual se aplica o subsídio, e, consequentemente, o preço final pago pelo usuário. A medida deve beneficiar mais de 175 mil pessoas.

A criação do Consórcio Interfederativo da Região do Entorno do Distrito Federal (DF) foi o projeto mais votado na categoria “Integração e Desenvolvimento Regional” do Brasil Participativo, para inclusão no Plano Plurianual (PPA) – que define as prioridades de investimentos do governo federal até 2027.

BRT

Goiás também conseguiu incluir como prioridade no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, a extensão do BRT que está em construção no DF e vai até Santa Maria. O projeto é levar o BRT até Luziânia, passando por Valparaíso, para atender um contingente populacional em torno de 500 mil pessoas.

O modelo de subsídio compartilhado criado na Grande Goiânia garante a manutenção da tarifa em R$ 4,30 desde 2019, e a concessão de benefícios como Meia Tarifa e Cartão Família. O que resultou num crescimento do número de clientes do sistema de transporte, que vinha caindo vertiginosamente há mais de uma década.

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