Durante a inauguração da travessia urbana da BR-050, em Cristalina, nesta terça-feira (17/09), o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, chamou atenção para a situação crítica do transporte público na Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal (RME), descrevendo-a como uma “tragédia no transporte coletivo”.
A cerimônia contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, que, em resposta ao apelo de Vilela, autorizou o início de um diálogo para a apresentação de alternativas que melhorem o transporte entre a RME e o Distrito Federal (DF). “Estamos dispostos a construir isso em parceria com os governos de Goiás e do DF”, afirmou Renan Filho.
LEIA TAMBÉM:
- Desvende o seu futuro: Feira de Profissões te guia!
- Quebrando Barreiras, Ampliando Narrativas: Guia de Produção Audiovisual Acessível
- Saúde mental de jovens: tabu que precisa ser quebrado
- Brasília em Chamas: Ibaneis Rocha critica falta de apoio federal e destaca a atuação exemplar dos bombeiros locais
Reajuste tarifário e grupo de trabalho
Vilela também lembrou que, em fevereiro de 2025, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deverá realizar um novo reajuste tarifário. “Sei que a ANTT não quer, governo do Estado não quer, governo federal também não quer transferir esse aumento de custo para os usuários do transporte”, disse o vice-governador.
Ele destacou a importância do Grupo de Trabalho (GT), criado pelo Ministério dos Transportes em fevereiro deste ano, que envolve a ANTT, Infra S/A e os governos de Goiás e do DF. Com prazo para conclusão até novembro de 2024, o GT tem discutido alternativas para o transporte na região. “Há um consenso entre todos os envolvidos sobre a necessidade de uma governança compartilhada para o transporte semiurbano do Entorno”, pontuou Caroline Fleury, secretária de Estado do Entorno, que representa Goiás no grupo.
Investimentos federais e soluções de transporte
Vilela reforçou que há espaço para negociações em relação ao modelo de solução, mencionando a possibilidade de investimentos federais. “O governo federal talvez entre com o investimento, por quê não quer entrar no subsídio? Não tem problema, vamos ver quais são as alternativas viáveis”, concluiu.
A travessia urbana da BR-050, que liga Cristalina a São Paulo, foi inaugurada com um investimento de R$ 125 milhões, incluindo duplicações, vias marginais e passarelas, prometendo beneficiar usuários com redução no tempo de viagens e mais segurança de fluxo5. A obra é vista como um marco para o desenvolvimento econômico da região, especialmente para o agronegócio local.