Participantes são contratados para aprendizagem profissional em órgãos estaduais e passam por cursos de qualificação técnica
O Governo de Goiás divulgou, nesta quarta-feira (1ª/09), os nomes dos 5 mil jovens pré-selecionados para participar do Programa Aprendiz do Futuro. O resultado preliminar está disponível no site www.aprendizdofuturo.org.br. No mesmo endereço eletrônico é possível visualizar a lista de pessoas que estão no cadastro de reserva, além de ter acesso ao formulário para recurso, que tem prazo de envio até esta sexta-feira (03/09).
Os recursos e o resultado final serão divulgados em 10 de setembro, com convocação dos selecionados a partir do dia 13 de setembro. Os jovens contratados para aprendizagem profissional em órgãos estaduais passarão por cursos de qualificação técnica e terão o desempenho escolar acompanhado. Eles recebem, além do pagamento do programa, no valor de R$ 516,66, vale-alimentação, vale-transporte, seguro de vida, uniforme e crachá.
LEIA TAMBÉM:
- Parceria entre Governo de Goiás e Senac disponibilizará videoaulas de Língua Portuguesa, Matemática e produção de textos para estudantes da rede estadual
- Cadastramento do Passe Estudantil termina nesta terça
- Caiado anuncia novas parcerias com Sebrae durante início das celebrações dos 50 anos da instituição e lançamento do Observatório do Empreendedor
- Programa Aprendiz do Futuro será utilizado como modelo em seis países da Europa
Sobre a iniciativa
O Programa Aprendiz do Futuro oferece, inicialmente, vagas para 5 mil jovens de 14 e 15 anos, com renda familiar de até dois salários mínimos. As vagas são para os 246 municípios goianos. Os interessados devem ser alunos da rede pública ou bolsistas da rede particular.
Estudantes com deficiência têm cota de 5% a 10% e não precisam obedecer ao critério da idade. Jovens de comunidades tradicionais (quilombolas, ciganas ou indígenas), vítimas de um ciclo familiar de violência doméstica ou remanescentes do sistema socioeducativo têm prioridade.
Entre os objetivos do Aprendiz do Futuro estão a promoção da inclusão social, aumento na renda familiar, melhoria na qualidade de vida e garantia da permanência do jovem na escola.
O programa visa ainda contribuir para a formação e qualificação técnico-profissional dos beneficiados. Os cursos oferecidos estão entre as principais demandas do mercado, e as disciplinas escolares básicas, como português e matemática, serão reforçadas.