Índice evidencia esforços concentrados no último ano para criação do Expresso Goiás, plataforma centralizada que oferece acesso a diversos serviços públicos
Goiás passou a ocupar a sétima posição do ranking dos Estados com maior oferta de serviços públicos digitais, segundo o índice mapeado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (Abep-Tic). O resultado foi divulgado, na sexta-feira (02/07), durante solenidade com participação virtual do secretário-chefe da Governadoria (SGG), Adriano da Rocha Lima, em ato representando o governador Ronaldo Caiado. O índice mostra um salto de três posições, estando à frente de estados como Rio de Janeiro e São Paulo.
O resultado destaca os esforços empreendidos no último ano para a implantação de mecanismos que permitiram a maior oferta de serviços digitais, e que resultaram no lançamento, em maio deste ano, da plataforma Expresso Goiás. Na ocasião, o governador Ronaldo Caiado declarou que “deixamos a era analógica para trás”. Segundo ele, “esse é o perfil do nosso governo, a digitalização, o menor tempo de ação e a melhora da qualidade de vida das pessoas”.
LEIA TAMBÉM:
- Caiado entrega reconstrução do perímetro urbano da GO-108, em Posse, com investimento de R$ 2,1 milhões
- Centro-Oeste: Goiás se destaca na geração de empregos formais, segundo Caged
- Caiado lança programa AgreGO, voltado para desenvolvimento industrial do Estado nos próximos 10 anos
- GO: Governo Federal anuncia liberação de R$ 2 milhões para obras de saneamento básico; Luziânia será beneficiada
Desde o início da atual gestão, em 2019, Caiado coordena o trabalho de modernização da máquina pública, que permitiu conquistar avanços como esse, explica o titular da SGG, Adriano da Rocha Lima. “Se você levar em consideração que, em 2019, Goiás nem era reconhecido como um Estado que tinha digitalização de seus serviços, estando entre os dez piores, conseguirmos chegar à sétima posição em apenas dois anos é uma evolução muito grande, porque você é comparado com outros estados que seguem avançando também”, disse.
Coordenada pela SGG, em parceria com as secretarias de Administração; de Desenvolvimento e Inovação e Casa Civil, a plataforma congregou em um portal único o acesso a diversos serviços públicos, modernizando e agilizando o atendimento ao cidadão goiano.
Adriano avalia que as ações adotadas para permitir esse avanço, como o estabelecimento de processos, monitoramento constante, execução de cronogramas e principalmente o envolvimento das equipes, permite que mais serviços sejam incorporados à plataforma Expresso constantemente. “Caminhamos para figurar entre os três primeiros do ranking. E vamos avançar e manter a integração com a plataforma gov.br, para permitir acesso a serviços federais e estaduais em um acesso único. A tecnologia tem que facilitar a vida do cidadão”, avalia.
O secretário de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Marcio Cesar Pereira, e o subsecretário de Tecnologia da Informação (STI), Rodrigo Michel de Moraes, representaram o Estado presencialmente no evento. “É um ranking de grande importância, pois é uma competição entre Estados para ver quem mais entrega serviços digitais para a população”, explica Marcio Cesar Pereira. “A missão da TI do Estado é a de levar o máximo de serviços digitais para o cidadão, de modo que ele não precise se deslocar a uma unidade física para realizar um procedimento”, emenda Rodrigo Michel.