Houve a aplicação tanto da primeira como da segunda dose, seja para os atrasados ou para aqueles que estão dentro do prazo para receber o imunizante
O Governo de Goiás promoveu neste sábado (25), em parceria com as Prefeituras municipais, o Dia D de vacinação contra a Covid-19. De acordo com a secretaria de saúde a realização foi uma oportunidade a mais para as pessoas, em especial aquelas com 18 anos ou mais, tomarem a vacina. Na data, houve a aplicação tanto da primeira como da segunda dose, seja para os atrasados ou para aqueles que estão dentro do prazo para receber o imunizante.
“Já aplicamos mais de 7 milhões de vacinas, avançando na luta contra a Covid-19. Porém, apesar desse resultado, até o momento há um número considerável de goianos que não foram, por algum motivo, receber a primeira dose ou ainda estão em atraso com a segunda”, ressalta o titular da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Ismael Alexandrino.
Leia mais
- Goiás recebe mais 188.030 vacinas e fecha parcerias com prefeituras para realizar D de vacinação contra Covid-19 realizar D de vacinação contra Covid-19
- Ministério da Saúde vai ampliar do Programa Saúde na Hora; 211 municípios e o DF serão beneficiados
A estratégia e a implementação dos locais de vacinação é de responsabilidade dos municípios, que são os responsáveis pela aplicação das doses. A realização do Dia D de repescagem foi decidida em resolução da Comissão Intergestores Bipartite de Goiás (CIB). A resolução prevê que a estratégia é válida para as vacinas de todos os laboratórios em estoque nos municípios.
Proteção
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, é importante que as pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose aproveitem a data para se proteger. “Temos que ter consciência de que, ao nos vacinarmos, adquirimos proteção e ajudamos a proteger o próximo”, ressalta.
Estudos mostram que é necessário de 70% a 80% da população imune para a interrupção da cadeia de circulação do coronavírus. Outro ponto importante é que a vacinação precisa avançar de forma equânime para evitar bolsões de indivíduos suscetíveis não vacinados.
Por todos esses motivos, a superintendente convoca a população para assumir o compromisso de se proteger. “A vacina é segura e tem um alto índice de imunização. Peço que todo o público da campanha aproveite este sábado para iniciar ou completar esse ciclo”, concluiu.