Detran-GO intensifica ações de prevenção a fraudes

Em dois anos, aproximadamente 400 CRVs adulterados foram encaminhados à Polícia Civil

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) tem intensificado as ações de prevenção a fraudes, investindo em tecnologia, aprimorando procedimentos preventivos e realizando a auditoria em processos com indícios de irregularidades. Desde 2019, a Gerência de Auditoria da autarquia detectou, por exemplo, a adulteração de aproximadamente 400 processos de Certificado de Registro de Veículo (CRV). Os casos foram encaminhados à Polícia Civil para abertura de inquérito policial com base na apuração realizada preliminarmente pela auditoria.

Desde o início de 2019, a Gerência de Auditoria do Detran-GO focou em auditar processos com indícios de adulteração. Segundo a gerente de Auditoria, Nayara Coimbra, a maioria das suspeitas foram detectadas pelos próprios atendentes. Nesse caso, eles pediram o laudo do documento e encaminharam os processos para serem auditados.

LEIA TAMBÉM:

Quando é detectada uma fraude ou indício de corrupção, os processos auditados são encaminhados para a Polícia Civil, onde é aberta a investigação. Se houver indício de participação de servidores, a apuração também é encaminha à Corregedoria Setorial para abertura de Processo Administrativo Disciplinar que pode resultar desde advertência até a exoneração.

A operação Minnesota, deflagrada pela Polícia Civil na semana passada é um desdobramento das sindicâncias abertas pelo Detran-GO para apurar irregularidades. Tão logo a autarquia detectou o problema, acionou as polícias Civil e Federal, já que se tratava de emissão fraudulenta de CNH estrangeira.

RECOMENDAMOS