Caiado participa do lançamento da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, em Mara Rosa, no Norte goiano

Serão 383 quilômetros de estrutura para escoamento da produção agrícola do Vale do Araguaia para três portos em diferentes regiões do litoral brasileiro

O governador Ronaldo Caiado, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, participou, nesta sexta-feira (17/09), da solenidade de lançamento da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), em Mara Rosa, no Norte goiano. O evento foi realizado no ponto de conexão com a Ferrovia Norte-Sul (FNS) e marcou o início da obra que tem um investimento total de R$ 2,7 bilhões. O projeto prevê a construção de 383 quilômetros de novos trilhos que irão até Água Boa, no Mato Grosso. Antes, no município de Alto Horizonte, o governador conheceu as operações da Mineração Maracá.

A ferrovia representa avanço logístico para o escoamento da produção agrícola no Vale do Araguaia para os portos de Santos (SP), Itaqui (MA) e Ilhéus (BA). O lançamento integra a programação do Setembro Ferroviário, mês em que o Governo Federal se dedica à expansão deste transporte no País. A obra visa fortalecer a malha brasileira, contribuir para diversificar a matriz e reduzir o custo de logística. O Ministério da Infraestrutura (MInfra) analisa a possibilidade de a ferrovia ser estendida, no futuro, até o município de Lucas do Rio Verde (MT).

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Para o governador Ronaldo Caiado, o empreendimento é mais uma iniciativa que contribui para o resgate da região Norte do Estado. “Vamos abrir mais de dois milhões de hectares de terra nessa região para dar dignidade, qualidade e infraestrutura como têm os produtores do sul do país”, garantiu. Frisou também que governos federal e estadual trabalham em conjunto, “o que traz logística e mais do que nunca infraestrutura competitiva aos produtores rurais”.

Segundo Caiado, pela Fico sairão produtos para alimentar o mundo, mas ao mesmo tempo facilitar o transporte de insumos para todo o setor produtivo de Goiás. “Chegarão todos os semoventes necessários, para cada vez mais, com tecnologia, implantarmos um Estado que é o mais bem instalado geograficamente. Graças ao apoio da população, prefeitos, vereadores, deputados e senadores, hoje estamos devolvendo Goiás aos goianos com dignidade, competência, ética e altivez”, enumerou.

O presidente Jair Bolsonaro destacou que o ressurgimento do modal era sonhado por muitos no Brasil. Ressaltou também o trabalho conjunto para que iniciativas como esta saiam do papel. De acordo com o mandatário, a ferrovia vai facilitar a logística no país. “Cada vez mais aquilo que nós produzimos no país chegará mais barato não só na mesa do consumidor, bem como nos portos prontos para exportar a matéria prima do nosso Brasil”, disse.

Para o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, o Brasil começa a ser ligado pelas ferrovias, iniciativa que nasceu em 2019, com a licitação da Norte-Sul. “A grande coluna vertebral brasileira que vai ligar o Porto de Itaqui (MA) ao Porto de Santos (SP)”, considerou. Ele ressalta que o investimento na Fico é sinônimo de qualidade e a certeza de sucesso. “É uma ferrovia que não vai parar em Água Boa porque a empresa VLI já pediu uma extensão para que chegue em Lucas do Rio Verde. Então, nós teremos um grande tronco que vai sair de Lucas do Rio Verde e terminará em Ilhéus, na Bahia, que vai se integrar ao grande corredor Norte-Sul, ou seja, o Brasil está entrando nos trilhos”, frisou.

A Ferrovia de Integração Centro-Oeste foi consolidada por meio de investimento cruzado, modalidade de financiamento em que as concessionárias que terão contratos renovados assumem a obrigação de construção de novas linhas. Para a viabilização, foi utilizada a outorga da antecipação contratual com a Vale S/A pela Estrada de Ferro Vitória-Minas. A Vale e a Valec são parceiras na execução da obra, que deve gerar 4,6 mil empregos, entre diretos e indiretos.

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