Caiado participa de abertura da 3ª edição da Campus Party e destaca avanços da gestão estadual em informatização e serviços digitais

Durante três dias de evento, serão mais de 250 horas de conteúdo construídos a partir de comunidades digitais e parcerias com universidades, startups e institutos

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta quinta-feira (22/07), da abertura oficial da Campus Party Digital, no Passeio das Águas Shopping, em Goiânia. Esta é a terceira edição do evento em Goiás, que é considerada a maior experiência para os fãs de tecnologia do mundo. “Um prazer enorme fazer a abertura oficial de um evento tão importante que conseguiu conquistar não só a juventude, mas todos aqueles que se interessam pela inovação e tecnologia”, afirmou o governador.

O Instituto Campus Party é parceiro da Educação de Goiás na implantação dos laboratórios Include. Desta vez, foi escolhido o formato híbrido, com cinco palcos 100% on-line e o Palco Goiás, presencial. Durante o primeiro painel, Caiado ressaltou como o Estado avançou a partir do investimento em tecnologia, desde 2019. “Goiás era um dos Estados que menos atendia a população e fornecia resultado em informatização e serviço digital. Estava entre os 10 piores e, no entanto, hoje Goiás está no 7º lugar do ranking”, comentou o governador.

LEIA TAMBÉM:

Também presente, o secretário-chefe da Governadoria (SGG), Adriano da Rocha Lima, destacou que o formato híbrido possibilita a participação de pessoas que não poderiam vir a Goiás. “Temos cinco países da América Latina (Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai) participando em conjunto nesta e duas unidades da federação, além Goiás, como São Paulo e Distrito Federal”, e completou: “Esperamos que no ano que vem possamos fazer de forma presencial, como foi feito em 2019, quando tivemos um surpreendente público de 70 mil pessoas”.

Laboratórios Include

A parceria firmada com o Instituto Campus Party, ainda em 2019, ano da primeira edição em Goiás, permitiu que, em 2021, fossem inaugurados seis laboratórios Include e outros 14 estão previstos para serem entregues até o final de 2021. Os laboratórios são equipados com o que há de mais moderno em tecnologia e inteligência artificial, e vão atender estudantes da rede estadual de ensino.

O governador lembrou que os seis laboratórios foram instalados durante a pandemia da Covid-19, sendo dois em Goiânia, um em Cavalcante, um em Alto Paraíso, um em Valparaíso e um em Luziânia. “Um agradecimento especial ao Francesco, que tem olhado com muito carinho nosso Estado para que pudéssemos promover eventos que motivem as crianças e os jovens com os laboratórios de robótica, estimulando não só a teoria, mas a prática”, enfatizou Caiado.

Além dos laboratórios, outro programa implementado pelo Governo de Goiás na educação, fundamentado na tecnologia, é o Leitura Todo Dia – Clássicos da Literatura. Ao todo, são 30 escolas estaduais que participam do projeto, que visa contribuir para a formação de estudantes leitores e críticos, “capazes de interagir com a realidade, na condição de cidadão consciente”, conforme as palavras da professora da rede estadual de Goiás, Ana Cristina Sousa de Jesus. “A implementação desse projeto favorece significativamente o processo de ensino-aprendizagem visto que propõe a colaboração para estímulo da leitura e da escrita”, explicou Ana Cristina Sousa de Jesus.

Programação

Em virtude da pandemia, o Palco Goiás não terá cadeiras para o público, apenas espaço para os participantes convidados, com transmissão 100% online. Serão 36 atividades, como workshops, palestras e painéis, promovidas por 13 parceiros e três secretarias de Estado. Os especialistas vão discutir temas diversos, como economia circular, biotecnologia, inteligência artificial, resíduos sólidos, empreendedorismo, energia hidrelétrica, ecossistema de inovação e vendas no delivery, dentre outros.

Nos três dias de evento, são mais de 250 horas de conteúdo construídos a partir de comunidades (hackathons, call4 talks, startup 360º), curadoria (Campus Party, Include, Cybervolunteers) e parcerias com universidades, startups e institutos. As atividades serão realizadas entre 11h e 22h. A previsão é de que mais de três milhões de campuseiros acompanhem o evento online só no Brasil.

RECOMENDAMOS