O governador Ronaldo Caiado recebeu nesta quarta-feira (16/08) o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, em sua primeira visita oficial a Goiás. No encontro, foi confirmado o interesse de três grandes empresas chinesas pela instalação em Itumbiara e Aparecida de Goiânia.
“Quero buscar a experiência chinesa e desenvolver o nosso estado. Precisamos avançar nos acordos internacionais e costurar espaços para o empresário goiano”, afirmou Caiado durante encontro com o embaixador, no Palácio das Esmeraldas.
As tratativas estão mais avançadas com os grupos Chint Power, de soluções em energia, YTO Group Corporation, montadora de tratores, e Weichai Group, de motores elétricos. Caiado pretende ir à China em novembro para dar continuidade às negociações.
Leia mais
- Caiado anuncia investimento de R$ 2 bilhões em obras rodoviárias
- Reajuste da passagem no Entorno é injusto, diz Caiado
- Governador Caiado declara: “O Vale do Araguaia não está mais isolado”
O vice-governador Daniel Vilela lembrou que a missão comercial que chefiou em junho contou com o auxílio do embaixador e serviu para estabelecer conexões que já colocam Goiás mais próximo dos investimentos chineses.
“A visita dessa comitiva demonstra prestígio de Goiás. Percebemos que já há a disponibilidade em estabelecer e potencializar as relações dos investidores chineses com nosso estado”, declarou.
O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho, apontou que os avanços nas relações comerciais já apresentam resultados, pois há novos empreendimentos interessados em ampliar negócios no território goiano.
“As empresas chinesas estão fazendo prospecções no estado também para a fabricação de carros elétricos, em Catalão, e para montagem de uma fábrica de baterias. Então, Goiás deve ser uma grande porta de entrada para ampliação dos negócios entre China e Brasil”.