Iniciativa oferece oficinas profissionalizantes, apoio jurídico e psicológico, além de atividades lúdicas para crianças, facilitando a participação das mulheres.
Em Planaltina,, o projeto “Olhar Para o Futuro” promove a inclusão social e o desenvolvimento de mulheres, oferecendo um ambiente acolhedor com oficinas profissionalizantes, apoio jurídico e psicológico. Mas o grande diferencial da iniciativa é o cuidado com as crianças, que participam de atividades lúdicas enquanto suas mães e avós aproveitam as atividades. “Eu acho muito bom poder trazer meu neto e saber que ele está longe do celular”, conta Zizete Pinheiro, 68 anos, mostrando a satisfação com o projeto.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook e Instagram
Desenvolvimento integral para mulheres e crianças:
Realizado com o apoio da Secretaria da Mulher (SMDF), do Instituto Nova Aliança e da Administração Regional de Planaltina, o projeto oferece uma gama de atividades para mulheres e crianças:
- Oficinas profissionalizantes: cursos de costura e artesanato, com foco no empreendedorismo.
- Meus Direitos: consultoria jurídica com advogados para tirar dúvidas sobre direitos das mulheres.
- Rodas de conversa: palestras sobre saúde da mulher e temas relevantes com assistente social.
- Equilíbrio socioemocional: sessões de terapia em grupo com psicóloga.
- Atividades para crianças: práticas esportivas e ludoterapia, que utiliza o brincar como forma de desenvolvimento emocional.
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, destaca a importância do projeto: “Estamos construindo um espaço de acolhimento e desenvolvimento para as mulheres, oferecendo oportunidades de aprendizado enquanto seus filhos e netos participam de atividades que contribuem para o crescimento emocional e social. Esse é um projeto que cuida de toda a família.”
A coordenadora do projeto, Patrícia Costa, explica que a oferta de atividades para as crianças foi fundamental para aumentar a adesão das mulheres: “Muitas mulheres queriam participar, mas tinham dificuldades por precisar cuidar dos filhos e netos. Agora, elas podem aprender com tranquilidade, sabendo que os pequenos estão sendo bem assistidos”.
Inscrições abertas
O segundo ciclo do projeto “Olhar Para o Futuro” começa na segunda-feira (17) e as inscrições estão abertas até o dia 16 de março e podem ser feitas por este link ou presencialmente, na Quadra 3/4, ao lado do posto de saúde do Jardim Roriz, em Planaltina.