Sonho realizado: Imigrante senegalês reencontra família com apoio de empresa brasileira

A história de Ilo Ba, um senegalês de 33 anos que chegou ao Brasil em 2015 em busca de um futuro melhor, é um exemplo inspirador de como a união de esforços e o apoio podem transformar vidas. Superando barreiras como o idioma e as diferenças culturais, Ilo encontrou na Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica com sede em Toledo (PR), a oportunidade de construir uma nova carreira e realizar sonhos que pareciam distantes.

Uma jornada de superação e conquistas:

Com formação em francês e inglês pela Université Gaston Berger de Saint Louis, Ilo desembarcou no Brasil com a esperança de garantir melhores condições para sua família que vive no Senegal. Sua trajetória no país se junta à de mais de 180 mil imigrantes e refugiados que integram o mercado de trabalho brasileiro, um número que cresceu 190% na última década, segundo dados do Observatório das Migrações Nacionais (OBMigra).

✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp

Os primeiros anos no Brasil foram marcados por desafios. Ilo precisou se adaptar a um novo idioma, cultura e costumes, além de enfrentar a dificuldade de encontrar um trabalho compatível com sua formação. Inicialmente, ele atuou em empresas de fiação e como servente de pedreiro.

Em 2020, uma nova oportunidade surgiu: uma vaga de operador de máquinas na Prati-Donaduzzi. Mais do que um emprego, essa conquista representou o início de uma jornada de aprendizado e crescimento profissional para Ilo.

LEIA TAMBÉM:

Oportunidades que transformam vidas:

Ao ingressar na empresa, Ilo teve acesso a um programa de bolsa de estudos para cursar Farmácia. A iniciativa, oferecida pela Prati-Donaduzzi, demonstra o compromisso da empresa com o desenvolvimento de seus colaboradores e com a promoção da inclusão social.

“Acreditamos que o investimento na educação é essencial para o desenvolvimento empresarial e a realização pessoal de cada um”, afirma Diones Wolfart, diretor de Recursos Humanos da Prati-Donaduzzi. “O olhar atento para as necessidades específicas de cada colaborador, como foi o caso do Ilo, pode promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e motivador”, completa.

O apoio da empresa não se limitou à bolsa de estudos. Ilo também contou com o suporte de colegas e da professora Letycia Lopes Ricardo, que o acompanhou durante sua jornada na faculdade.

“Ele é um aluno fantástico, tem uma facilidade de aprendizado única. É uma daquelas pessoas que temos prazer em ajudar a vencer na vida”, emociona-se a professora.

Graças ao apoio recebido, Ilo pôde realizar o sonho de reencontrar sua família no Senegal após sete anos de saudade. Uma vaquinha online organizada por colegas e pela professora Letycia arrecadou os recursos necessários para a viagem.

Um futuro promissor:

Com o curso de Farmácia próximo do fim, Ilo se prepara para novos desafios. Seus planos incluem aprimorar suas habilidades e contribuir para o sucesso da Prati-Donaduzzi, além de, no futuro, trabalhar na área de pesquisa.

“Eu me vejo daqui para frente cumprindo meu objetivo como profissional. Também quero contribuir para o bem de todos e, principalmente, da minha família. Pretendo colaborar com o êxito da empresa e, futuramente, gostaria de trabalhar na área de pesquisa”, conclui Ilo.

RECOMENDAMOS