GDF investe R$ 630 milhões em infraestrutura, equipamentos públicos e moradia digna para mais de 95 mil habitantes
A região administrativa do Sol Nascente/Pôr do Sol, no Distrito Federal, tem passado por uma grande transformação nos últimos anos. Com investimentos de R$ 630 milhões por parte do Governo do Distrito Federal (GDF), a região, que já foi considerada a maior favela do Brasil, vem recebendo obras de infraestrutura, equipamentos públicos e moradias dignas, garantindo mais qualidade de vida para seus mais de 95 mil habitantes.
De favela a cidade
“Nós não consideramos de uma maneira prática e real, o Sol Nascente como uma favela”, afirma José Humberto Pires de Araújo, secretário de Governo do DF. “No passado pode ter sido, mas desde que o governador Ibaneis Rocha assumiu o governo, criou a Administração Regional, legitimou as pessoas ali dentro e trabalhou na regularização da área, tem implantando os equipamentos públicos necessários, fazendo as obras de infraestrutura que a cidade precisa”.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook e Instagram
Crescimento populacional e desafios
O Sol Nascente/Pôr do Sol experimentou um crescimento populacional acelerado nas últimas décadas, saltando de 7 mil habitantes no ano 2000 para quase 100 mil atualmente. Esse crescimento desordenado gerou uma série de desafios para a região, como a falta de infraestrutura, saneamento básico e equipamentos públicos.
LEIA TAMBÉM
- Veja a agenda cultural do Sesc-DF com espetáculos, estreia do Cena Contemporânea e festival de bandas e fanfarras
- Vias serão interditadas neste fim de semana para eventos culturais e esportivos
- Programação cultural do Sesc traz artistas do Rio Grande do Sul, Festival Sonora Brasil e encontro de RPG
Ações do GDF
Para enfrentar esses desafios, o GDF tem investido em diversas áreas:
- Infraestrutura: pavimentação, drenagem e sinalização de ruas e avenidas.
- Saneamento básico: 95% da população tem acesso a água potável e esgoto.
- Equipamentos públicos: restaurante comunitário, rodoviária, campo de grama sintética, Centro de Ensino Fundamental, Casa da Mulher Brasileira, UPA (em construção), sede da administração regional e Grupamento de Bombeiros Militar (em licitação).
- Educação: creches, escolas e terreno para construção de uma unidade do Instituto Federal de Educação.
- Saúde: Hospital Cidade do Sol e UPA em construção.
- Moradia: entrega de mais de 800 moradias e reforma de casas em áreas de interesse social.
Resultados positivos
Os investimentos do GDF têm gerado resultados positivos para o Sol Nascente/Pôr do Sol. Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF), 86% dos moradores afirmam que não têm intenção de deixar a cidade.
“Um trabalho que está transformando a região”
“Temos 70% de toda a infraestrutura implantada na cidade, 95% de rede de água e esgoto instalada, 100% de energia elétrica para abastecimento das residências”, afirma Valter Casimiro, secretário de Obras e Infraestrutura. “Nós temos escolas, hospitais, posto de saúde, rodoviária, temos o Centro Olímpico. Não consideramos mais como favela porque o Estado está lá, entrou com a infraestrutura, sabemos que ainda faltam equipamentos públicos, mas o GDF está empenhado em colocar isso à disposição da população”.