Sol Nascente: Obras de drenagem trazem esperança e fim dos alagamentos para os moradores

Tempo seco ajuda no andamento das obras na região. Ao todo, serão 26,5 km de tubulações na cidade, além de bacias de retenção para receber as águas da chuva

Os moradores do Setor Habitacional Sol Nascente, que historicamente enfrentavam alagamentos e enxurradas, finalmente podem respirar aliviados. As obras de infraestrutura realizadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) estão transformando a realidade da região, trazendo mais segurança e tranquilidade durante o período chuvoso.

Avanço significativo nas obras: No Trecho 3, onde as obras estão concentradas, o progresso é notável. Dos 26,5 km de novas redes de drenagem previstos, quase 19,5 km já foram concluídos, representando um salto de 40% para 73% de serviços executados nos últimos 65 dias, aproveitando o período de estiagem.

Um projeto moderno e eficiente: A nova rede de drenagem de águas pluviais conta com bacias de retenção e galerias feitas com aduelas de concreto de 6,76 m² de área, cada uma. Essa solução moderna garante a captação eficiente da água da chuva e a condução para locais seguros, evitando os alagamentos que tanto afligiam os moradores.

Priorizando a segurança dos moradores: “Se você não faz uma rede de drenagem à altura da demanda da região, todo o trabalho de urbanização, incluindo a pavimentação das ruas, se perde. Essa é, portanto, uma etapa essencial para garantir a tranquilidade dos moradores do Sol Nascente no período de chuvas”, enfatiza Valter Casimiro, secretário de Obras e Infraestrutura do DF.

Aproveitando o tempo seco para avançar: As equipes estão aproveitando ao máximo o período sem chuvas para acelerar a instalação das galerias e concluir a escavação das lagoas de retenção, peças fundamentais para o funcionamento do sistema de drenagem. “Estamos bem próximos de concluir a escavação. As lagoas são peça fundamental para o correto funcionamento do sistema de drenagem, uma vez que são elas que recebem toda a água das chuvas captada pelas bocas de lobo”, explica o engenheiro Erinaldo Sales, subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização de Obras.

Fim dos alagamentos e ruas pavimentadas: As redes de drenagem são a base para a solução definitiva dos alagamentos na região. “Somente após a instalação das galerias é possível avançar com a pavimentação. Assim, nosso plano de ataque prevê a pavimentação de todas as ruas onde a drenagem já está concluída antes do próximo período chuvoso”, pontua Sales.

Confira as áreas beneficiadas:

  • Drenagem concluída: Chácara 06, 79, 112, 113, 114, 115 (rua 6), 115 A (condomínios A, B, C, D e E), 117, 118, 123, 124, Condomínio Gênesis.
  • Drenagem em andamento: Chácara 02, 05, 07A, 33, 44, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 57, 73, 74, 75, 76, 81, 84, 85, 86/87, 119, Chácara Boa Vista, QNP 29, Condomínios Vencedor, Virgem da Vitória, Acácias, Pedra Verde e Cachoeirinha.
  • Drenagem a ser executada: Chácara 45, 46, 133 e 165.

RECOMENDAMOS