Diante da grave crise humanitária causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, Rotary Clubs do Distrito Federal se mobilizam para auxiliar as vítimas dos desastres. A iniciativa, que reúne o Rotary Club de Brasília, o Rotary Club de Taguatinga, a Casa da Amizade de Taguatinga, a Atlética UNB e setores acadêmicos da Universidade de Brasília, visa enviar água potável para as regiões mais afetadas pelas chuvas.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
Um mutirão pela vida
O primeiro lote de doações, composto por água potável, será enviado nesta quarta-feira (08), com o apoio da Base Aérea de Brasília. A ação busca atender uma das necessidades mais urgentes da população atingida, que enfrenta a falta de acesso à água potável.
Um cenário de desolação
As enchentes no Rio Grande do Sul provocaram um cenário de devastação, impactando mais de 1 milhão de pessoas. Até o momento, 90 mortes e mais de 100 desaparecidos foram contabilizados. Entre os desalojados, 47,6 mil estão em abrigos, enquanto outros 153,8 mil ainda não possuem um lar temporário.
Doações: como ajudar
Para colaborar com a campanha, a comunidade pode realizar doações de água potável em dois pontos de coleta:
- Sede da Fundação dos Rotarianos de Brasília: Setor de Clubes Esportivos Sul – Trecho 3 – Lote 6
- Sede do Rotary Club de Taguatinga: CSC 01, Área Especial 04, Taguatinga Sul
Doações financeiras também podem ser feitas através da chave PIX:
- Rotary Club de Taguatinga: [email protected]
Mobilização nacional
O presidente do Rotary Club de Brasília, o jornalista Toni Duarte, destaca a gravidade da situação e a necessidade de uma ação conjunta para auxiliar as vítimas. “É um cenário desolador, com cidades inteiras inundadas, famílias isoladas e desesperadas por recursos básicos como água e energia elétrica”, afirma Duarte.
Um drama que une a nação
Para o presidente, o sofrimento das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul transcende as fronteiras do estado. “Estamos diante de um drama humano que afeta a todos nós, brasileiros. Qualquer ajuda, seja através da doação de água potável ou de contribuições financeiras, é crucial para amenizar o sofrimento das famílias atingidas”, ressalta Duarte.
Lei mais
- TST suspende prazos processuais em ações com origem em varas do Trabalho do Rio Grande do Sul e do TRT-4
- Lula responde às críticas do PSDB e reafirma compromisso com Rio Grande do Sul; entenda
- Governo do Rio Grande do Sul reabre canal de doações via Pix para auxílio às vítimas das enchentes
Um chamado à solidariedade
Duarte convida todos os Rotary Clubs do Distrito 4.530, que abrange o Distrito Federal, Goiás e Tocantins, a se unirem à iniciativa. “Acreditamos que, juntos, podemos fazer a diferença na vida das pessoas que estão passando por esse momento tão difícil”, finaliza.
Juntos por um futuro melhor
A ação dos Rotary Clubs do Distrito Federal se soma aos diversos esforços de ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A união e a solidariedade da comunidade são essenciais para auxiliar os atingidos pelos desastres e reconstruir as áreas afetadas.
Sobre o Rotary Club
O Rotary Club é uma organização internacional que reúne líderes da comunidade para solucionar problemas e causar mudanças positivas no mundo. Através de projetos de serviço, o Rotary promove a paz, a educação e o desenvolvimento social em comunidades de todo o planeta.