Temperatura máxima neste domingo é de 42º, com ventos fracos
O Rio de Janeiro vive um domingo de calor intenso, com temperatura máxima prevista de 42°C e sensação térmica podendo chegar a 54°C, segundo o Centro de Operações Rio (COR). As praias estão lotadas, com banhistas buscando o frescor do mar, mas a Secretaria de Estado de Saúde alerta para os cuidados com a pele em dias de alta temperatura.
✔️Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
Temperaturas elevadas e sensação térmica recorde
O Sistema Alerta Rio da Prefeitura registrou 40,4°C em Guaratiba às 12h30, a maior temperatura da cidade. A sensação térmica mais alta foi no Jardim Botânico, com 54,3°C às 8h45. Ontem, a cidade teve recorde de sensação térmica ao atingir 60,1°C em Guaratiba.
Leia mais
- Ar-condicionado para todos: Lei garante climatização em todo o transporte público do DF
- G20: Mudanças climáticas podem causar novas epidemias
- Brasil tem importante papel na redução das mudanças climáticas
Previsão do tempo para os próximos dias
A onda de calor deve permanecer no estado durante a semana. A previsão indica máxima de 39°C nesta segunda-feira (18), 37° na terça, 40°C na quarta e 38°C na quinta-feira. Somente na segunda não há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde.
Pancadas de chuva isoladas a partir de terça-feira
Na terça e quarta-feira, há previsão de pancadas isoladas de chuva moderada nos períodos da tarde e noite. Na quinta-feira, a aproximação de uma frente fria pelo oceano ocasionará pancadas isoladas de chuva moderada a forte, a partir da tarde, acompanhadas de raios e rajadas de vento moderado a forte.
Cuidados com a pele em dias de calor
A Secretaria de Estado de Saúde alerta para os cuidados que todos devem ter com a pele em dias de alta temperatura. A dermatologista da secretaria, Maria Eugênia Noviski, recomendou a aplicação de protetor solar antes de sair de casa, repassando a cada duas horas. Também deve ser evitado o uso de perfumes na pele que fica exposta ao sol.
Sintomas e tratamento da insolação
A exposição prolongada ao sol pode causar queimaduras na pele e insolação. Entre os sintomas da insolação estão aumento da temperatura corporal, confusão mental, náuseas e distúrbios visuais. A descamação na pele pode diminuir com aplicação de hidratantes hipoalergênicos em toda a superfície corporal.
Prevenção do câncer de pele
As medidas de precaução contra o sol são fundamentais para a prevenção do câncer de pele melanoma e não melanoma, que é o mais frequente no Brasil, responsável por 30% de todos os casos de tumores malignos registrados.
Recomendações:
- Aplique protetor solar antes de sair de casa e repasse a cada duas horas.
- Evite o uso de perfumes na pele que fica exposta ao sol.
- Use roupas leves.
- Beba bastante água.
- Evite a exposição prolongada ao sol.
- Em caso de queimaduras na pele ou insolação, procure um médico