A primeira etapa do projeto foi aprovada pelos empresários e comerciantes da região, que já aguardam a próxima reunião de aprovação do segundo trecho
O deputado distrital Hermeto (MDB) e a comunidade do Núcleo Bandeirante se reuniram em consulta pública para apresentar e aprovar a primeira etapa da revitalização da Avenida Central. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (20).
✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
O projeto, encabeçado por Hermeto, padrinho político da região, visa transformar a avenida em um espaço mais acessível, confortável e moderno para comerciantes e comunidade em geral.
“O futuro está chegando para o Núcleo Bandeirante”, disse Hermeto. “Estamos trabalhando diuturnamente para transformar essa região em uma cidade modelo.”
Acessibilidade e modernização
A arquiteta Janaína Ferreira, secretária executiva da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), apresentou o projeto, que foi dividido em quatro trechos para facilitar sua execução. O primeiro trecho, que vai da ponta da Divinéia até o primeiro balão na altura do posto de gasolina San Remi, foi o foco da reunião. Segundo Janaína, um levantamento prévio identificou diversos problemas no trecho, como:
- Falta de acessibilidade
- Dificuldade de travessia de pedestres
- Calçadas estreitas e desniveladas
- Piso irregular
“Recebemos muitas reclamações de pessoas com mobilidade reduzida que se acidentaram por causa dos desníveis do piso”, disse Hermeto. “O Bandeirante é uma região pioneira, com muitos idosos, e a população continua envelhecendo e precisa ter suas necessidades atendidas.”
Leia mais
- Hermeto e Ibaneis anunciam projeto de modernização para o Núcleo Bandeirante
- Feira do Núcleo Bandeirante agora se chama ‘Ibaneis Rocha Barros Pai’
- GDF investe R$ 10 milhões na duplicação de trecho da via Guará-Núcleo Bandeirante
Ampliação de vagas de estacionamento e soluções para o lixo
As necessidades dos comerciantes também foram consideradas no projeto. Atualmente, o trecho conta com 261 vagas de estacionamento, que serão ampliadas para 296.
Os empresários presentes na consulta pública solicitaram atenção especial para as vagas de estacionamento e soluções mais modernas para a dispensa de lixo. O arquiteto Cléssio Rezende da SEDUH informou que a possibilidade de inclusão de lixeiras subterrâneas junto ao Sistema de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) será estudada.