Governador Ibaneis Rocha autoriza início das obras do 13º COP do DF, que oferecerá atividades esportivas gratuitas para a comunidade
O Paranoá será a próxima região administrativa do Distrito Federal a receber um Centro Olímpico e Paralímpico (COP). O governador Ibaneis Rocha autorizou o início das obras nesta sexta-feira (18), em cerimônia realizada na Quadra 25, onde o equipamento será construído. Com um investimento de R$ 2,5 milhões e capacidade para atender até 5 mil pessoas por dia, o COP oferecerá diversas modalidades esportivas gratuitas para crianças, jovens e adultos.
Investimento em infraestrutura e inclusão social
“Quando assumimos em 2019, faltava muita coisa nesta região”, afirmou o governador Ibaneis Rocha. “Fizeram uma expansão aqui na cidade, com o Paranoá Parque, e não havia equipamentos públicos. Não tinha escola, nem posto de saúde que pudesse atender a comunidade. Ao longo desse período, temos proporcionado toda a infraestrutura à cidade e vamos prosseguir agora com a construção do centro olímpico e da nova Feira do Paranoá”.
A região do Paranoá vai ter um Centro Olímpico e Paralímpico. Assinei hoje a ordem de construção deste novo COP. Essa vai ser a 13ª unidade do DF e vai atender até 5 mil pessoas, com várias modalidades de esporte, de forma gratuita.
Desde 2019, vemos o quanto a cidade está em… pic.twitter.com/W5sEQsSqti
— Ibaneis Rocha (@IbaneisOficial) October 18, 2024
COP Paranoá: um espaço completo para o esporte e lazer
O COP Paranoá contará com infraestrutura completa para a prática de diversas modalidades esportivas, incluindo:
- Pista de atletismo;
- Quadras de tênis, poliesportiva e de areia;
- Espaço multiúso;
- Piscinas semiolímpicas e infantis;
- Vestiários.
Primeira etapa das obras
A primeira fase da obra, sob responsabilidade da Secretaria de Esporte e Lazer do DF (SEL-DF), contempla a construção de guarita, estacionamento, administração e campo sintético. “Os tratores e a retroescavadeira já estão aqui”, confirmou o secretário da SEL-DF, Renato Junqueira. “O COP será erguido em um ponto estratégico onde temos crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade. Sabemos o quanto o centro olímpico agrega valor na vida das pessoas, ajudando na redução do índice de violência e diminuindo as filas nas unidades de saúde”.
LEIA TAMBÉM:
- G20 Social debate protagonismo juvenil e desenvolvimento econômico com estudantes em Goiás
- Bolsa Família beneficia 177 mil famílias no DF com repasses de R$ 60 milhões
- Saúde Mais Perto oferece serviços gratuitos até sábado no Gama-DF
- Celina Leão destaca lei que prioriza atendimento a mulheres com histórico de câncer de mama no DF
Benefícios para a comunidade
A comunidade do Paranoá comemora a chegada do novo equipamento público. “Esse centro olímpico aqui vai ser uma bênção”, declarou a dona de casa Eva Conceição Cavalcante, que atualmente precisa se deslocar até São Sebastião para praticar hidroginástica. “Vai ficar perfeito, bem pertinho de casa”.
Oportunidade para projetos sociais
O COP também será um espaço para o desenvolvimento de projetos sociais, como o BSBJJ, que oferece aulas gratuitas de jiu-jítsu no Paranoá e Itapoã. “Com o COP, talvez a gente consiga algo definitivo para impactar a vida de mais pessoas que contam com o esporte para serem transformadas”, afirmou o instrutor Israel Costa.
Esporte e lazer para uma vida mais saudável
O governador Ibaneis Rocha destacou a importância do esporte e do lazer para uma vida mais saudável e para o desenvolvimento de novos talentos. “Esperamos que o centro olímpico e o trabalho que é feito pela Secretaria de Esporte e Lazer incentivem aqueles potenciais atletas para identificarmos novas lideranças que certamente vão nascer nesse COP”, concluiu.