Faleceu neste domingo (28), em Brasília, o advogado e professor universitário Juliano Costa Couto, aos 49 anos. Ele lutava contra um câncer desde 2017 e não resistiu às complicações da doença.
Couto foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Distrito Federal (DF) entre 2016 e 2018. Ele também atuou como conselheiro federal da OAB e professor de direito na Universidade Católica de Brasília (UCB).
Reconhecimento e legado
O falecimento de Juliano Costa Couto foi recebido com grande pesar pela comunidade jurídica e política do Distrito Federal. O governador Ibaneis Rocha lamentou a morte do advogado em um post na plataforma X, antigo Twitter. “Juliano Costa Couto foi um advogado pleno e um líder incontestável”, escreveu Ibaneis. “Deixa um legado que há de inspirar a reafirmar, a cada dia, o compromisso com o espírito público que nos anima.”
Juliano Costa Couto foi um advogado pleno e um líder incontestável à frente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal, entidade que presidiu de 2016 a 2018, e onde tivemos a oportunidade de trabalhar juntos, revelando sua competência, equilíbrio e…
— Ibaneis Rocha (@IbaneisOficial) April 28, 2024
A vice-governadora do DF, Celina Leão (PP), também fez uma manifestação pública de pesar pela morte do advogado. “Brilhante, engajado, querido e respeitado pelos mais diversos setores da sociedade no Distrito Federal. Com sorriso fácil e amplo diálogo, conquistou o protagonismo e deixou o seu legado em defesa da Ordem e do Direito. Que Deus conforte todos os familiares e amigos. E que o receba em sua imensa misericórdia”, disse mensagem publicada por Celina nas redes sociais.
A OAB-DF também decretou luto oficial de três dias em homenagem a Couto. “Ele construiu um legado para a advocacia”, afirmou a entidade em nota oficial. “Membro de comissões, conselheiro, diretor e presidente da OAB/DF, dono de um sorriso largo abriu as portas da entidade marcando sua gestão pelo acolhimento que sempre foi a sua marca registrada, recebendo a todos sem distinção e com enorme carinho.”
Velório e homenagens
O velório de Juliano Costa Couto será realizado nesta segunda-feira (29), ainda sem local definido. A família ainda não divulgou informações sobre o sepultamento.
Couto deixa a esposa, dois filhos e dois irmãos.