A cidade Sol Nascente/Pôr do Sol era uma ocupação que cresceu de forma desordenada, hoje a cidade se consolida como uma das principais do DF
O Sol Nascente/Pôr do Sol, uma das maiores cidades do Distrito Federal com seus 95 mil habitantes, está passando por uma transformação significativa. Após anos de crescimento desordenado, a região agora recebe investimentos importantes em infraestrutura e segurança, refletindo o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) com a valorização da comunidade.
Nova sede administrativa e 42º Grupamento de Bombeiros
O governador Ibaneis Rocha anunciou, por meio de suas redes sociais, a construção da sede administrativa do Sol Nascente/Pôr do Sol e do 42º Grupamento de Bombeiros. A nova sede, localizada no SHSN Quadra 105, Conjunto Y, AE 01 – Trecho II, contará com quase 30 salas, incluindo espaços para coordenações, diretorias, gabinete e uma sala de reuniões.
Essa iniciativa, segundo o Corpo de Bombeiros Militar, permitirá a redução do tempo de resposta às emergências, seguindo o padrão de oito minutos estabelecido pela Matriz Operacional da corporação. Além disso, a nova unidade aliviará a demanda do 8º GBM de Ceilândia, responsável por atender a região atualmente.
É sempre uma alegria muito grande estar em Ceilândia e no Sol Nascente/Pôr do Sol, duas cidades muito queridas por mim.
Hoje, estive nas obras do Parque do Setor O, que trarão mais lazer e bem-estar para todos. Assinei as ordens de serviço para a construção da sede…
— Ibaneis Rocha (@IbaneisOficial) February 5, 2025
Investimentos
A construção da sede administrativa e do grupamento de bombeiros é apenas uma parte dos investimentos que o Sol Nascente/Pôr do Sol tem recebido. A cidade também está ganhando infraestrutura de drenagem, pavimentação e calçada nos três trechos que a dividem, além de uma rodoviária, um restaurante comunitário, moradias e uma Casa da Mulher Brasileira, que está em vias de ser inaugurada.
O administrador da cidade, Cláudio Ferreira, destaca que a construção dos novos equipamentos reflete o compromisso do GDF com a valorização da região. “A administração é a porta de entrada da comunidade para ter acesso ao GDF. E quando o governo vem até o local e lança essa ordem de serviço, mostra o respeito que o GDF tem com a comunidade e isso traz também mais dignidade para a nossa população”, afirma Ferreira.