Cerca de 90 mil moradores da área rural são beneficiados com trabalho de manutenção das vias em 16 cidades do DF
O Governo do Distrito Federal (GDF) está investindo na recuperação de estradas rurais. De 2019 até setembro de 2023, foram recuperados 6.294 quilômetros de vias, com aplicação de cascalho e resíduos da construção civil (RCC).
A ação, coordenada e integrada por três pastas do GDF — Secretaria de Governo (Segov), Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) —, é preventiva e tem contribuído também para facilitar o escoamento da safra agrícola.
As estradas rurais são essenciais para a vida dos moradores das áreas rurais do DF. É por elas que circulam as pessoas, os veículos e a produção agrícola.
✔️ Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
Por isso, o GDF está trabalhando para melhorar as condições dessas vias. A ação está sendo realizada em todas as regiões administrativas do DF, priorizando as áreas com maior produção agrícola.
Em São Sebastião, por exemplo, a atuação conjunta das pastas operacionais garante o serviço constante de terraplanagem com a colocação de brita e de RCC. Essa ação ajuda a reduzir a poeira e amplia a acessibilidade nas pistas não asfaltadas.
Leia mais
- Ex-ajudante de Bolsonaro diz que ele mandou fazer cartões de vacina falsos
- CPMI do 8 de Janeiro pede indiciamento de Bolsonaro, Braga Netto, Mauro Cid e Torres
- Jair Renan Bolsonaro em crise com o seu ex-assessor
Alonso Pereira, morador do bairro Zumbi dos Palmares, em São Sebastião, comemora a dedicação do GDF.
“É um trabalho fantástico. Assim que eu vim para esse setor, a situação estava muito difícil, não tínhamos um acesso de qualidade. Agora, temos esse cuidado, essa proteção. Hoje, posso dizer que dá gosto morar aqui”, relata.
A ação do GDF também está contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do DF. A melhoria das estradas rurais facilita o escoamento da produção agrícola, o que gera mais renda para os produtores rurais.