Empresa brasileira abre portas para refugiados e imigrantes e celebra a diversidade

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Refugiado (20 de junho) e o Dia do Imigrante (25 de junho), o Grupo Pereira, sétimo maior grupo varejista do Brasil, se destaca por sua iniciativa inclusiva na contratação de refugiados e imigrantes. Acreditando na força da diversidade e na inclusão como pilares fundamentais para o crescimento, a empresa implementa estratégias desde 2019 para oferecer oportunidades a essa população.

Atualmente, 816 refugiados e imigrantes de 17 nacionalidades integram a equipe do Grupo Pereira, enriquecendo a empresa com diferentes culturas e talentos. Eles ocupam cargos variados, desde operador de caixa e auxiliar de perecíveis até encarregado de loja e encarregado operacional, com alguns colaboradores inclusive recebendo promoções ao longo da carreira.

A venezuelana Aura Hernandez, é operadora de caixa do Fort Atacadista de Jundiaí, em São Paulo

Histórias inspiradoras como a da venezuelana Legna Farias exemplificam o impacto positivo dessa iniciativa. Chegada ao Brasil há dois anos e seis meses, após uma passagem pelo Peru, Legna encontrou no Comper a oportunidade que tanto buscava. “Comecei como Operadora de Self Check-out, depois fui ser Operadora de Caixa e hoje sou Assistente de Caixa. Agora é só trabalhar para crescer ainda mais na carreira”, afirma, demonstrando sua felicidade com a oportunidade e ambição profissional.

Outro exemplo é a da também venezuelana Aura Hernandez, operadora de caixa do Fort Atacadista em Jundiaí, São Paulo. Motivada pela presença de familiares no Brasil, Aura encontrou no país a chance de recomeçar. “Comecei a trabalhar aqui e as pessoas me receberam muito bem. Me sinto muito confortável porque eles me ajudam a aprender as coisas que não consigo entender”, relata. Para Aura, a maior dificuldade foi o idioma, mas logo superada com a ajuda de seus colegas e a adaptação à nova cultura. Inclusive, confidencia que prefere a culinária brasileira à venezuelana!

A iniciativa do Grupo Pereira se soma aos esforços da Acnur, agência da ONU para Refugiados, que trabalha para garantir a proteção e a integração de refugiados e imigrantes no Brasil. Segundo Davide Torzilli, representante da Acnur no país, em entrevista à ONU News em 2023, o número de pessoas deslocadas à força no mundo atingiu um recorde de 114 milhões, com 710 mil vivendo no Brasil. Desse total, 560 mil são venezuelanos, 87 mil haitianos e 9 mil afegãos, além de diversas outras nacionalidades.

Com a chegada de cerca de 400 a 450 venezuelanos por dia ao Brasil, a maioria em situação de vulnerabilidade, a Acnur reforça a importância da estratégia de acolhimento e integração por meio da proteção comunitária. Essa estratégia visa o envolvimento dos refugiados na busca por soluções e na construção de políticas públicas nas comunidades que os acolhem.

O Grupo Pereira, ao abrir suas portas para refugiados e imigrantes, demonstra seu compromisso com a diversidade, a inclusão e a construção de uma sociedade mais justa e próspera. A iniciativa da empresa serve como exemplo para outras organizações que buscam contribuir para a integração dessa população e fortalecer o tecido social brasileiro.

RECOMENDAMOS