Somente nas duas últimas semanas, antes e durante o Carnaval, a operação passou por 50 parquinhos com serviços de limpeza, capina, refilamento e roçagem
A região do Plano Piloto – que compreende, além das asas Sul e Norte, o Noroeste, a Vila Planalto e a Vila Telebrasília – conta com 253 parquinhos para a garotada brincar de graça e perto de casa. E, para garantir a diversão e a segurança dos usuários, a administração regional mantém um cronograma de manutenções periódicas desses espaços.
Somente nas duas últimas semanas, antes e durante o Carnaval, a operação passou por 50 parquinhos com serviços de limpeza, capina, refilamento e roçagem. A ação evita animais peçonhentos e proporciona mais segurança e diversão para a comunidade.
Também são feitos o afofamento, peneiramento e, às vezes, até complemento de areia nos espaços. Além disso, os brinquedos danificados são interditados, e os que precisam de pequenos reparos são retirados e devolvidos do jeito que a criançada gosta: pintados, coloridos e consertados.
O trabalho agrada, em cheio, as crianças e, claro, os pais. “O parquinho estava sujo, mas agora está bem melhor”, disse a funcionária pública Márcia Miranda, moradora da SQN 215, enquanto acompanhava a filha nos brinquedos do parquinho da quadra. “Espero que o trabalho seja contínuo”, completou.
E é! Todos os dias, três parques infantis recebem a equipe da administração regional para a realização dos serviços. A limpeza regular é fundamental para preservar a qualidade física do espaço e garantir mais segurança para os frequentadores. “A administração do Plano Piloto desenvolve ações recorrentes na manutenção dos parquinhos, pois o que queremos é dar segurança e qualidade na utilização dos equipamentos”, pontuou o administrador regional do Plano Piloto, Valdemar Medeiros.
Parcerias
Não é em todos os casos que a própria administração regional consegue realizar o conserto dos brinquedos.
Dependendo do dano ou, para equipamentos maiores, é necessário recorrer ao apoio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) para os reparos. “Essa parceria entre a Novacap e a administração rende muitos frutos para a população. A manutenção dos parquinhos impacta diretamente na segurança dos frequentadores, e atuamos com bastante esforço para que todos possam desfrutar do espaço com qualidade, conforto e bem-estar”, declara o presidente da Novacap, Fernando Leite.
Para outras melhorias, a Administração Regional do Plano Piloto conta, ainda, com a ajuda do programa RenovaDF, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Setrab). Somente no primeiro ciclo de 2023, 54 parquinhos – 20 na Asa Norte e 34 na Asa Sul – ganharão melhorias com a ajuda dos alunos do projeto de qualificação profissional da pasta, que põem em prática o que aprendem no curso na recuperação de espaços públicos da cidade, como praças, parquinhos, quadras poliesportivas, campos sintéticos de futebol e centros olímpicos e paralímpicos.
Vistorias constantes
O administrador faz, todos os fins de semana, visitas na região para verificar a situação dos equipamentos públicos. “Além da limpeza que o órgão faz constantemente, conseguimos realizar, ainda, pequenos reparos, como a solda de alguns brinquedos, portas dos parquinhos e alambrados”, conta Valdemar.
Em recente passagem na Vila Planalto, Valdemar chegou a interditar alguns brinquedos que apresentavam riscos às crianças, pois estavam danificados. A própria equipe da administração, porém, conseguiu devolver os equipamentos, em perfeito estado, dias depois.
Assim ocorreu com o parque da Praça da Avenida do Contorno e o da Praça Nelson Corso. “Essa área ficou excelente, foi muito importante o trabalho realizado pela administração aqui. A gente usa muito essas áreas na Vila Planalto. Aqui, às 17h, é a coisa mais linda do mundo, ver as crianças brincando, as pessoas vêm para cá ler seus livros”, afirma a moradora da região Juma Santos.
A Vila Telebrasília também ganhou reparos importantes no parquinho da Praça da Resistência. Brinquedos consertados, alambrado pintado e porta de acesso ao parque soldada, além do serviço de limpeza recorrente. “São pequenas coisas que ajudam bastante porque, aqui, temos poucas opções de lazer para os moradores”, disse o presidente da Associação dos Moradores da Vila Telebrasília, Antônio Alberto dos Santos.
Leia ainda
DF e Goiás levam à União proposta para gerir transporte do Entorno
“Me preocupo muito com a limpeza das cidades, com a manutenção dos equipamentos públicos, como os parquinhos. Temos que cuidar deles”, enfatizou o administrador. Ele destaca, contudo, que é fundamental que a população contribua com a manutenção dos espaços. “É de grande importância a parceria com a comunidade para garantir a conservação e a limpeza desses locais. As pessoas precisam se conscientizar que são espaços compartilhados”, frisou o administrador.