Governador Ibaneis Rocha acompanha trabalhos de assistência e reconstrução após fortes chuvas atingirem a região
Fortes chuvas atingiram a região do Sol Nascente/Pôr do Sol, no Distrito Federal, na madrugada de sábado (23), causando alagamentos e transtornos para a população. O governador Ibaneis Rocha visitou as áreas afetadas e determinou a mobilização de uma força-tarefa para prestar assistência às famílias e iniciar os trabalhos de recuperação.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook e Instagram
“Trabalho em três frentes”
“Na madrugada deste sábado, as fortes chuvas causaram transtornos em áreas do Sol Nascente/Pôr do Sol”, publicou Ibaneis Rocha em sua conta na rede social X. “Nossos gestores começaram a monitorar a situação ainda estava escuro. Hoje cedo visitei algumas casas atingidas e acompanhei de perto o trabalho da força-tarefa de diversos órgãos do nosso governo. Um mutirão foi iniciado para retirar a água das casas e ruas. Outra frente de trabalho no local é mapear as áreas mais afetadas para começar o trabalho de recuperação. Continuaremos a oferecer todo o suporte necessário à população neste momento.”
Na madrugada deste sábado, as fortes chuvas causaram transtornos em áreas do Sol Nascente/Pôr do Sol. Nossos gestores começaram a monitorar a situação ainda estava escuro. Hoje cedo visitei algumas casas atingidas e acompanhei de perto o trabalho da força-tarefa de diversos…
— Ibaneis Rocha (@IbaneisOficial) November 24, 2024
O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, detalhou as ações que estão sendo realizadas. “O trabalho será feito em três frentes: drenagem, recuperação asfáltica e limpeza da região”, explicou. “Estaremos aqui pelo tempo que for necessário para mapear e efetuar as ações programadas”.
Recuperação das áreas afetadas
Sete pontos críticos foram mapeados na região e serão recuperados com obras que se iniciam nesta semana. “A água da chuva, quando vem com muita força, acaba virando uma correnteza e passa por baixo do asfalto”, explicou o secretário de Obras, Valter Casimiro. “Agora, o que precisa ser feito é o redirecionamento dessa água para que ela entre no sistema de captação”.
LEIA TAMBÉM:
- Escolas técnicas do DF: formação profissional gratuita e impulso para o mercado de trabalho
- Sesc-DF oferece exames oftalmológicos com descontos de até 50%
- BRB lança pacote de ofertas exclusivas para servidores públicos com foco em crédito e investimentos
Casimiro afirmou que a rede de drenagem do Sol Nascente/Pôr do Sol está funcionando bem, mas que serão necessárias correções no sistema de Ceilândia, que afeta a região. “Teremos equipes que seguirão abrindo novas bocas de lobo no Sol Nascente e será feito um reforço na rede de Ceilândia”, acrescentou.
Abrigo para famílias desalojadas
A Defesa Civil está interditando algumas casas por medidas de segurança, e as famílias serão abrigadas em um local a ser definido.
Assistência à população
“O GDF esteve presente aqui na região desde a primeira hora, fazendo o cadastro das pessoas que foram afetadas”, disse o administrador do Sol Nascente/Pôr do Sol, Cláudio Ferreira. “Os representantes estão ouvindo e acolhendo a população, listando os problemas para que as providências possam ser tomadas”.