Ibaneis fez duras críticas ao governo federal durante a inauguração de uma praça na Candangolândia: “Segunda tentativa de cortes no FCDF em menos de dois anos
O governador Ibaneis Rocha pode agora seguir tranquilo com os investimentos no Distrito Federal. O Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) não corre mais risco, garantindo que a saúde, segurança pública e educação continuem recebendo os devidos investimentos. Essa vitória é resultado de uma intensa batalha liderada pela bancada federal do DF e pelo governo local.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook e Instagram
Segundo o Metrópoles, neste sábado (21), durante a inauguração da Praça da Bíblia na Candangolândia, o governador Ibaneis Rocha criticou o governo federal, destacando que esta foi a segunda vez, em menos de dois anos, que foram propostos cortes no FCDF. “Eu acho que parou [de querer mexer no Fundo Constitucional]. Vamos ver se o governo Lula agora também para de me incomodar”, afirmou.
Leia mais
- Erika Kokay e Reginaldo Veras votam contra saúde, educação e segurança do DF
- Lei Orçamentária Anual será votada após recesso parlamentar
- PEC dos gastos públicos avança na Câmara e segue para o Senado
- Câmara revoga novo seguro DPVAT e limita bloqueio de emendas
Ibaneis avaliou que o debate está resolvido. “Graças a Deus, nós temos o respeito da grande maioria das lideranças dentro do Congresso Nacional, em especial os dois presidentes (da Câmara) Arthur Lira (PP-AL) e (do Senado) Rodrigo Pacheco (PSD-MG). E a gente consegue transmitir a nossa vontade de manutenção desse fundo, pela importância dele para toda a população do DF.”
Para impedir os cortes, o DF precisou de um intenso trabalho com líderes partidários no Congresso, segundo o governador. “Isso dá muito trabalho para a gente. É um trabalho de bastidores muito importante, graças a Deus.”
O pacote de alterações no Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), que seria catastrófico para a população do DF, fazia parte da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do pacote de corte de gastos públicos proposto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. De acordo com o secretário de Economia do DF, Ney Ferraz, caso o pacote de maldades do governo petista e seus aliados contra o DF fosse aprovado, o DF perderia R$ 12 bilhões em 15 anos, afetando serviços essenciais como saúde, educação e segurança.
Inauguração da Praça da Bíblia na Candangolândia
Ibaneis entregou a renovada Praça da Bíblia na Candangolândia, destacando um investimento de R$ 320 mil. A reforma, que incluiu pavimentação, novo paisagismo e ampliação para atividades culturais e de lazer, atendeu a uma antiga demanda da comunidade.
A vice-governadora Celina Leão celebrou a entrega, enfatizando a importância do espaço para a convivência comunitária e a prática religiosa. “É uma alegria imensa atender às demandas da população e revitalizar um local tão importante para a qualidade de vida e a expressão da fé”, afirmou Celina.